TELECOMUNICAÇÕES

Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa terão 5G a partir de sexta

A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na manhã desta quarta-feira (27/9)

Michele Portela
postado em 27/07/2022 10:40 / atualizado em 27/07/2022 10:43
 (crédito: RP M/Unsplash)
(crédito: RP M/Unsplash)

As capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e da Paraíba vão ligar o 5G na próxima sexta-feira (29/7). A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na manhã desta quarta-feira (27/7).

Em 10 de agosto, haverá uma nova reunião do Gaispi, quando será avaliada a possibilidade de liberação do sinal em outras capitais, de acordo com o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Queiroz Moreira.

Durante coletiva de imprensa, representantes do Gaispi informaram que permanece a validade o calendário anunciado pela Anatel, de que até 29 de setembro, o 5G esteja ativado em todas as capitais do país.

A informação sobre a liberação foi confirmada pelo conselheiro do órgão e presidente do Gaispi, Moisés Moreira. De acordo com a Anatel, será convocada "uma reunião extraordinária do grupo para esta quarta-feira, ocasião em que deliberará a liberação da faixa de 3,5 GHz em três capitais brasileiras, por terem atendimento aos requisitos necessários: João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte".

Anteriormente, Moreira havia anunciado a capital São Paulo (SP). Entretanto, a maior cidade brasileira não figura entre as listadas para entrar em operação nesta semana. Questionada, a Anatel não se manifestou sobre o tema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação