Educação e Tecnologia

Equipe de robótica do DF vai representar o Brasil em campeonato fora do país

A Albatroid, do Sesi-DF, vai representar o Brasil na Califórnia (EUA). O grupo é formado por sete estudantes do Sesi Taguatinga e tem a orientação de dois professores como técnicos. De Sobradinho, a equipe Axis foi premiada no torneio da F1 in Schools

Correio Braziliense
postado em 02/03/2024 20:03 / atualizado em 03/03/2024 16:43
A equipe Albatroid foi a quarta finalista do prêmio principal da competição -  (crédito: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra)
A equipe Albatroid foi a quarta finalista do prêmio principal da competição - (crédito: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra)
int(14)

A equipe de robótica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) de Taguatinga, a Albatroid, vai representar o país em um campeonato nos Estados Unidos. O anúncio ocorreu na tarde deste sábado (2/3), durante a cerimônia de premiação do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge.

Sete estudantes do Sesi Taguatinga fazem parte do grupo, que tem a orientação de dois professores como técnicos. A equipe foi a quarta finalista do prêmio principal da competição — o Champion’s Award — o que lhe rendeu a vaga para a competição internacional.

“Foi muito trabalho, só a gente sabe todo o esforço que a gente teve. Deu tudo certo, saiu como a gente queria e nós estamos muito felizes! Eu só tenho a agradecer”, disse a integrante da equipe Ana Nascimento, de 15 anos. A fala foi complementada pelo colega de grupo Filipe William Cavalcante, de 14 anos: “Valeu a pena demais! Cada segundo que a gente passou trabalhando foi recompensado neste torneio”.

  • Equipe Axis, de Sobradinho, premiada no torneio da F1 in Schools, que é apoiado pela Fórmula 1 e desafia crianças e jovens de 9 a 19 anos a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia
    Equipe Axis, de Sobradinho, premiada no torneio da F1 in Schools, que é apoiado pela Fórmula 1 e desafia crianças e jovens de 9 a 19 anos a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
  •  Robots Districts, de FRC
    Robots Districts, de FRC Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
  • A equipe Albatroid foi a quarta finalista do prêmio principal da competição
    A equipe Albatroid foi a quarta finalista do prêmio principal da competição Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra

Para o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, a competição vai além da montagem e da programação de robôs. “São trabalhados valores com os jovens, espírito de equipe, resiliência e foco na realização de atividades. Para além da robótica, estamos formando para a vida, para que a gente tenha uma sociedade cada dia melhor”, explica.

O Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge ocorreu durante o Festival Sesi de Educação 2024 e integrou as competições da organização norte-americana First — que promove o interesse de crianças e jovens de várias partes do mundo nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Os grupos, formados por estudantes de 9 a 15 anos liderados por dois técnicos adultos, competiram em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e core values.

Equipe Axis, de Sobradinho, premiada no torneio da F1 in Schools, que é apoiado pela Fórmula 1 e desafia crianças e jovens de 9 a 19 anos a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia
Equipe Axis, de Sobradinho, premiada no torneio da F1 in Schools, que é apoiado pela Fórmula 1 e desafia crianças e jovens de 9 a 19 anos a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia (foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra)

DF em destaque

Outra equipe do Distrito Federal foi premiada durante o evento. No torneio da F1 in Schools, que é apoiado pela Fórmula 1 e desafia crianças e jovens de 9 a 19 anos a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia a escuderia Axis, também no Sesi-DF, foi a vencedora do Prêmio Reconhecimento de Conquista do Comitê dos Juízes 2024, que avalia o desempenho geral dos grupos durante o torneio. 

Na competição, além de criar um protótipo de veículo, os alunos precisaram preparar um plano de negócios, buscar apoiadores para desenvolver a ideia e pensar em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluíram, ainda, uma ação social.

A Axis é formada por cinco estudantes do Sesi/Senai de Sobradinho, além dos dois professores que atuam como técnicos. É a primeira vez que uma premiação é entregue a uma equipe do DF dentro da F1 in Schools.

“É uma nova equipe, estamos participando pela primeira vez e é incrível receber esse reconhecimento pelo nosso esforço”, afirmou o estudante do Sesi/Senai Sobradinho e integrante da equipe Axis Paulo Sérgio Rocha, de 17 anos.

 Robot's Districts, de FRC
Robots Districts, de FRC (foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação