O Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior índice de aprovação no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o DF lidera o ranking das aprovações, 20,12%, uma cada cinco, dos aprovados fizeram a prova em Brasília. O número ultrapassa o dobro do percentual do quadradinho em relação ao número de inscritos no certame, de 9,11%.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Cálculo elaborado pelo Correio Braziliense mostra que a capital federal teve o melhor desempenho entre as UFs, com 2,21 no índice de aprovação.
Em segundo lugar aparece Santa Catarina, com índice de aprovação de 1,42. Os aprovados que fizeram a prova no estado representam 2,5% do total. Em relação ao número de inscritos, percentual em SC foi de 1,77%.
O alto índice do DF alavancou os resultados do Centro-Oeste, que foi a segunda região com mais aprovados, com 25,6%. O Sudeste ficou em primeiro lugar, com 32,9%. A região teve os três mais bem colocados em aprovação após Brasília, com 11,3% no Rio de Janeiro, 10,44% em São Paulo e 9,32% em Minas Gerais.
Confira a tabela com índice de aprovação por UF.
border="0"Cronograma
A Cesgranrio, banca responsável pelo certame, publicou os resultados nesta terça-feira (4/2). A partir das 10h, participante puderam acessar os resultados para cada uma das vagas que se candidatou na Área do Candidato.
O MGI também publicou as listas de classificação para o bloco 8, de ensino médio, e convocação para os cursos de formação. Os candidatos a vagas dos blocos 1 a 7 vão ter que esperar um pouco mais pelo resultado, que sai em 28 de fevereiro, mas a lista preliminar já está disponível.
