FEIRA DO LIVRO

Feira do Livro de Brasília: o mundo do saber ao alcance de todos

Depois de uma pausa de dois anos por causa da pandemia, a tradicional Feira do Livro de Brasília está de volta em um dos cartões postais da cidade e com atrações para o público de todas as idades

Maria Helena de Carvalho - Especial para o Correio
postado em 21/06/2022 06:00
Mais de 100 estandes formam a Cidade da Leitura, na 36ª Feira do Livro de Brasília -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Mais de 100 estandes formam a Cidade da Leitura, na 36ª Feira do Livro de Brasília - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Contação de histórias, encontros com escritores, oficinas artísticas e educativas… Parece familiar? A Feira do Livro de Brasília (FeLiB) está de volta e traz consigo o entusiasmo e a curiosidade que o mundo da leitura desperta em crianças, jovens e adultos. Há espaço para todos. O evento, iniciado na última sexta-feira (17/6), ocorre em um dos cartões-postais da cidade, no Complexo Cultural da República, em uma área aberta. A 36ª edição celebra os 40 anos da mostra e tem como tema O Quadradinho, O Quadradinho e a Leitura… Sempre em Frente. A criação da Praça Família Leitora e dos espaços Sesc Vitrine Literária, Quadradinho Autoral, Beco dos Quadradinhos e Espaço Casa do Cordel são algumas das novidades da mostra.

Leia mais do especial produzido pelo Correio sobre a Feira do Livro neste link.

Nesta 36ª edição, o homenageado é o brasiliense Roger Mello, ilustrador e autor de livros infantis, reconhecido por suas obras em tons fortes e quentes, que mesclam dramaticidade e diversão, espírito notadamente brasileiro. Somente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, recebeu os prêmios Malba Tahan, Luís Jardim, Ofélia Fontes, Melhor Ilustração e 15 prêmios Altamente Recomendável. Conquistou, ainda, o Prêmio Jabuti de Ilustração e de Melhor Livro Juvenil; o Prêmio Especial Adolfo Aizen; o Prêmio Monteiro Lobato; entre muitos outros.

  • Antônio Miranda, 82 anos, patrono da Feira do Livro, dramaturgo, escritor e ex-diretor da da Biblioteca Nacional. Maria Helena de Carvalho
  • Foi montada uma Cidade da Leitura Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Mais de 100 estandes formam a Cidade da Leitura, na 36ª Feira do Livro de Brasília Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Quem também tem espaço nas homenagens é o artista visual Antônio Miranda, dramaturgo e ex-diretor da Biblioteca Nacional. Membro da Associação Nacional de Escritores, foi colaborador de revistas e suplementos literários, além de professor e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (UnB). "É uma emoção de estar aqui, 20 anos depois de chegar a Brasília. Fui o primeiro diretor da Biblioteca Nacional. Este lugar tem um significado especial", ressaltou Miranda, 82 anos, patrono da mostra.

A programação da FeLiB foi elaborada pelas professoras Aldanei Menegaz e Sônia Soares e tem como objetivo incentivar e valorizar a leitura, especialmente em idade escolar. Este público, inclusive, deve contabilizar cerca de oito mil estudantes durante todo o evento. Isso porque há também a apresentação de trabalhos desenvolvidos no último ano por dezenas de profissionais em 14 regionais de ensino do Distrito Federal, entre eles professores, contadores de histórias, artistas, escritores e colaboradores do governo e da iniciativa privada.

São mais de 100 estandes, dezenas de expositores — de grandes e médias editoras; das distribuidoras a academias de letras; de autores consagrados aos em início de carreira. Todos juntos e misturados nos corredores da Feria do Livro instalada na Cidade da Leitura.

O Correio está presente no evento com um espaço instagramável e o relançamento de livros de autores locais. A Feira do Livro de Brasília nasceu em 1982 com o propósito de contribuir para a criação de uma comunidade leitora e apaixonada pela literatura no Distrito Federal. Em 2002, foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do DF. Nas 35 edições realizadas anteriormente, a FeLiB recebeu renomados escritores, como Jorge Amado, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Thiago de Mello, Ariano Suassuna e Moacyr Scliar.

A FeLiB é uma iniciativa do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), com fomento da Secretaria de Turismo e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). A entrada é franca e o evento ocorre até o dia 26 de junho. Neste caderno especial, trazemos parte da programação para você não perder nada da mostra.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação