FEIRA DO LIVRO

Da escola para a Feira do Livro: a importância da educação literária

A expectativa é de que oito mil alunos da rede pública visitem a mostra. Projetos de valorização da autoestima e incentivo à leitura começaram antes, na salas de aula

Maria Helena de Carvalho - Especial para o Correio
postado em 21/06/2022 06:00
Mostra 365 dias de Consciência Negra: valorização da autoestima do aluno -  (crédito:  PC Cavera)
Mostra 365 dias de Consciência Negra: valorização da autoestima do aluno - (crédito: PC Cavera)

A 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) traz como os três grandes eixos de curadoria a leitura no âmbito familiar, escolar e criativo-autoral. Além de histórias em quadrinhos, encontros com autores, contação de histórias, atividades e oficinas artísticas, o evento tem ainda a Programação Educativa — Família Leitora e Escola Leitora, que incentiva a adoção da prática social da leitura e da escrita nos ambientes familiar e escolar.

Leia mais do especial produzido pelo Correio sobre a Feira do Livro neste link.

O foco da iniciativa está na primeira infância, nas crianças e nos jovens; estudantes e educadores do Distrito Federal (DF) e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal E Entorno (RIDE). "Não existe um público mais promissor que a criança", lembra Aldanei Menegaz, professora de artes plásticas e curadora educativa do evento, ao lado de Sônia Soares, professora de língua portuguesa, inglesa e literatura. Já para o Programa Escola Leitora, foram realizados os Encontros de Formação, com a Compra Qualificada de Acervo da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), em parceria com a Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB).

Aldanei Menegaz e Sônia Soares são curadoras educativas da 36ª FeLiB
Aldanei Menegaz e Sônia Soares são curadoras educativas da 36ª FeLiB (foto: Maria Helena de Carvalho)

O Projeto FeLiB Itinerante, ocorrido de 23 a 27 de maio, passou por oito coordenações regionais de ensino e possibilitou o acesso de estudantes a livros de autores locais, além de sessões de contação de histórias. Agora, durante os 10 dias de realização do evento, esse público fará visitas presenciais, com direito à participação em inúmeras atividades.

A valorização do aluno

Localizada na parte externa dos limites da Cidade da Leitura, voltada para a Esplanada dos Ministérios, a Mostra Expográfica reúne projetos de estudantes do ensino médio e ocorre de hoje a sexta, das 9h às 22h, e sábado e domingo, das 10 às 22h.

Uma outra mostra que pode ser vista na FeLiB é Um olhar peculiar para Brasília. São fotomontagens lúdicas dos estudantes do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho que utilizam imagens da capital federal produzidas e alteradas digitalmente. A orientação é do professor Cleiton Torres e a curadoria educativa é da equipe da Biblioteca Escolar Comunitária Rui Barbosa.

Já a exposição 365 dias de Consciência Negra reúne produção e exposição de fotografias, desfiles, rodas de conversa e atividades artísticas que objetivam fortalecer a autoestima dos estudantes, além de estimular a realização de ações pautadas em princípios de equidade e antirracismo, a partir de um relacionamento afetivo, pautado em respeito, autonomia e compreensão entre um professor atuante na biblioteca e os alunos do Centro Educacional 310 de Santa Maria. A prática pedagógica foi iniciada em 2018 e confirma o papel propositivo da educadora Margareth Alves ao se deparar com ações racistas em ambiente escolar.

Programe-se

Oficinas Escola Leitora

Percursos formativos e práticas de leitura para educadores, bibliotecários e mediadores da leitura, por meio de oficinas que visam troca de experiências e a mediação e promoção da leitura no ambiente escolar.

De 21 a 23 de junho, das 9h às 11h

Local: Espaço Infantil — Biblioteca Nacional de Brasília

Nesta terça-feira (21/6) — Era uma vez: teorias e práticas na arte de contar histórias, com Eraldo Miranda.

Link de inscrições — http://forms.gle/CiB9hzBQs2BIEkbY7

Nesta quarta-feira (22/6) — Melhores práticas para a leitura, com Adriana Bertolucci .

Link para inscrição: http://forms.gle/0ZShW2eeUWnAwY27

Quinta-feira — Você fica tão linda vestida de CONTOS: a escrita criativa de contos, com Adelaide Paula.

Link de inscrições: http://forms.gle/i4IkdEhqTyoomaYp8

Sexta-feira — Reconstruindo o livro de literatura infantil: descolonizando o olhar, com Kiusam de Oliveira, das 14h às 14h50

Link de inscrição: http://forms.gle/e7NTFNBnevSkaBm27

Oficinas Família Leitora

Local Espaço Infantil — Biblioteca Nacional de Brasília, das 15h às 16h50

Sábado (25/6) — Ler com bebês e crianças: compartilhando leituras e multiplicando afetos, com Ana Neila Torquato.

Domingo (26/6) — Mediação de leitura para bebês: leitura afetiva, com Miriam Rocha

Contos em família

Praça da Família — Vereda de histórias

Sábado (25/6), das 10h às 15h — Cortejo literário, com a Cia Cafundó (Sesc)

11h —> Baú de histórias, com o grupo Paepalanthus

16h — Caixa de Mitos, com As Caixeiras - Teatro Lambe-Lambe (Sesc)

Picnic da Leitura — Atividades circenses, mamulengo, teatro e atividades, contação de histórias e brincantes, com Raiz do circo - DF (Sesc), Trimilique e Fraldinha e Duo Flor de Cacau (Sesc)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação