Educação de jovens e adultos

Projeto gratuito oferece alfabetização e letramento para jovens e adultos

As inscrições para o projeto estão abertas e vão até o dia 31 de março. As aulas duram quatro meses e serão ministradas na Estácio de Taguatinga

Helena Dornelas*
postado em 23/03/2022 19:08 / atualizado em 23/03/2022 19:09
Projeto gratuito oferece alfabetização e letramento para jovens  e adultos  -  (crédito: Agencia Brasil )
Projeto gratuito oferece alfabetização e letramento para jovens e adultos - (crédito: Agencia Brasil )

Pegar um ônibus, participar de uma seletiva de emprego, ir ao banco e ler a bula de remédios — para tudo isso e muitas outras funções do dia a dia é necessário saber ler. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, cerca de 11 milhões de pessoas com mais de 15 anos não eram alfabetizadas. Pensando nessas situações, a Estácio junto com o Instituto Yduqs promove o programa de alfabetização e letramento para jovens e adultos, as inscrições estão abertas e vão até 31 de março.

A coordenadora pedagógica do projeto de alfabetização da Estácio, Cecília Vieira, explica que no projeto a alfabetização "é entendida em seus fortes vínculos com a cidadania e inclusão social” e adiciona que a abordagem do programa é direcionar a educação de jovens e adultos como um direito fundamental e constitucionalmente garantido.

O programa tem abrangência nacional e ocorre desde 2019, nas 19 unidades da faculdade pelo Brasil, mas teve uma pausa durante a pandemia. O programa vai ocorrer de forma presencial, com duração de quatro meses, e aulas ministradas por alunos dos cursos de licenciatura da faculdade, acompanhados por professoras da instituição.

Em Brasília, o projeto atendeu 10 jovens e adultos da comunidade, e são cinco estudantes atuando como docentes. A ideia do programa é que os alunos atendidos consigam ler e escrever pequenos textos com compreensão, resolver problemas matemáticos simples e se comunicar por mensagem de texto.

“Uma das premissa que direciona este trabalho é o reconhecimento de que é necessário retomar a discussão acerca das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, em especial, destacar a necessidade de uma formação pedagógica que possibilite aos estudantes da pedagogia atuar em classes de Jovens em Adultos, assumindo uma perspectiva de letramento pautada no respeito, ética, valores e cidadania e, além disso, comprometida com a formação de cidadãos autônomos e críticos que possam realizar mudanças mais amplas em suas próprias vidas", explica Cecília.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

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