São Paulo

Escola de SP tinha câmera escondida no banheiro; diretora é afastada

Em nota, a Secretaria da Educação de São Paulo confirmou que as câmeras estavam no local, mas informou que elas foram retiras e que o caso será investigado

Camilla Germano
postado em 29/06/2022 17:06 / atualizado em 29/06/2022 17:09
 (crédito: Reprodução/Twitter @soobitoca)
(crédito: Reprodução/Twitter @soobitoca)

Uma câmera de segurança escondida dentro de um dos banheiros masculinos de uma escola estadual na zona Leste de São Paulo foi encontrada por um estudante da instituição. O vídeo que mostra onde a câmera estava escondida foi reproduzido nas redes sociais.

O objeto foi descoberto após a um aluno do 3º ano do ensino médio ter sido chamado na sala da diretora para ser repreendido por fumar no banheiro. A diretora da instituição revelou que teria descoberto o ato após imagens feitas por outro aluno terem sido entregues para ela.

No entanto, em entrevista à TV Record, o aluno contou que não acreditou na versão da diretora pelo fato de as fotos terem sido tiradas de cima para baixo. Foi então que ele foi até o banheiro e descobriu a câmera. Imagens gravadas no local mostram que a câmera estava no rejunte dos azulejos do banheiro.

Veja as imagens:

Ao Correio, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) confirmou que a câmera estavam instalada no local mas que já foi retirada. A pasta afirma ainda que a "instalação de câmeras dentro de banheiros não faz parte das diretrizes" deles.

Além disso, destacaram que a diretora da escola foi afastada até que as investigações acerca do ocorrido sejam finalizadas.

Sobre o aluno que descobriu as câmeras, a Seduc-SP confirmou que a suspensão dele, por questões disciplinares, foi feita de acordo com o regimento escolar. Além disso, informaram que os responsáveis dele foram notificados e que o caso inserido na plataforma Conviva SP - Placon, que acompanha o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.

Confira a nota da Seduc-SP na íntegra:

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que a instalação de câmeras dentro de banheiros não faz parte das diretrizes da Pasta. Os equipamentos já foram retirados e uma apuração preliminar instaurada para averiguar todas as circunstâncias relativas aos fatos. A diretora da unidade foi afastada até a conclusão das investigações.

Em relação ao estudante, informamos que por questões disciplinares, no último dia 23, ele foi afastado das atividades presenciais por sete dias, de acordo com o regimento escolar. Os responsáveis foram previamente notificados do fato e o caso inserido na plataforma Conviva SP - Placon, que acompanha o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação