Por Alice Meira* — Exatos 102 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal terão a oportunidade de passar 17 semanas em um intercâmbio para estudar em diferentes regiões do Reino Unido. Eles participam do programa Pontes para o Mundo. A proposta da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) tem a proposta de expandir os horizontes culturais e acadêmicos dos alunos, através da experiência de estudar fora do Brasil. Os alunos embarcam nesta quarta-feira (3/9) e quinta-feira(4/9), com previsão de volta para janeiro de 2026.
- Leia também: Lei equipara intercâmbio internacional a estágio
Entre os mais de cem alunos contemplados, sete estudam no Centro Educacional Stella, em Planaltina. Para o estudante Sebastião Gonçalves, 16 anos, é mais que uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “As expectativas são as melhores possíveis, o intercâmbio é como um desejo geral para vários alunos. Ter acesso a minha primeira viagem internacional, podendo estudar com todos os custos pagos é um privilégio muito grande”, celebra.
Últimos detalhes para a viagem
O último encontro entre os futuros intercambistas ocorreu no dia 23 de agosto. O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha se encontraram com os alunos antes da viagem, no evento que ocorreu no Teatro Nacional. Ambos destacaram a importância do programa para adquirir cultura e conhecimento. Os alunos também assistiram apresentações no palco, e receberam kits para a viagem que incluem uniforme, mochila e garrafa d'água.
A Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF) é responsável por questões de visto e logística da viagem. Na cerimônia, Paco Britto, titular da Serinter-DF, exaltou o programa: “Pontes para o Mundo começou levando alunos para visitar diferentes embaixadas e agora estudantes têm a oportunidade de conhecer outros países”, afirmou.
*Estagiária sob a supervisão de Ronayre Nunes
Educação básica
Educação básica