RETA FINAL

Enem 2020: confira as datas e as regras da prova

As provas da edição de 2020, que sofreram adiamento por conta da pandemia de covid-19, serão aplicadas em janeiro. Em vídeo, o presidente do Inep garantiu que toda logística está pronta para que os candidatos possam realizar o exame com tranquilidade

EuEstudante
postado em 23/12/2020 15:58 / atualizado em 30/12/2020 11:43
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Falta menos de um mês para a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Em razão da pandemia de covid-19, a prova sofreu adiamento, mas já tem data marcada. O Enem impresso será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital ficou para 31 de janeiro de 2021 e 7 de fevereiro de 2021.

 

No entanto, medidas de segurança foram incluídas nos editais e merecem atenção dos candidatos. Além de comparecer ao local de aplicação das provas com documento oficial de identificação com foto, é necessário portar máscara de proteção. Em caso de descumprimento, o candidato poderá ser impedido de realizar o exame.

 

Nesta terça-feira (22/12), por meio de vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que está tudo pronto para que os candidatos possam realizar as provas com tranquilidade. Ele também disse que as provas “já estão sendo despachadas para o interior do país”.

 

Alexandre ressaltou que “vão ser menos alunos em sala de aula, aumentando o espaçamento entre os participantes. Além disso, desta vez, a identificação será feita do lado de fora da sala para poder garantir também uma maior segurança. (E terão) mais investimentos em limpeza e higienização das áreas comuns e das salas de prova”.

 

O presidente lembrou que será permitido aos candidatos levar lanches e água para as provas, mas pontuou que, pelo fato da máscara ser obrigatória, após comer é preciso colocá-la de volta “para não ser eliminado”. Confira o vídeo:

 

 

Editais apresentam cuidados com a profilaxia

Os editais nº 54 e 55, de 28 de julho de 2020, que tratam do Enem impresso e digital, respectivamente, estabelecem que “a máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas". Também será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

 

Somente os casos previstos na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020, serão dispensados do uso da máscara. Estão incluídas pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara.

 

O participante que esteja com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, entre elas a covid-19, deverá comunicar a condição, por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação do exame. Assim, será possível análise de uma possível participação na reaplicação do exame. Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação, o participante deverá entrar em contato com o 0800 616161.

 

“Durante a identificação do participante, será necessária a retirada da máscara de proteção à covid-19, sem tocar sua parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas”, ressaltam os documentos.

 

Programe-se com o calendário

Neste ano, o Enem será realizado em duas modalidades, portanto, é preciso ter atenção para não confundir as datas. A edição impressa será a primeira a ser realizada, o primeiro dia de aplicação é 17 de janeiro de 2021 e o segundo 24 de janeiro de 2021. Já o Enem digital será em 31 de janeiro de 2021 e 7 de fevereiro de 2021.

 

O edital informa que o local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição e no aplicativo oficial do Enem. Nesta quarta-feira (23/12), o Inep informou que o Cartão de Confirmação de Inscrição, que contém número de inscrição, data, hora e local do exame, será disponibilizado no dia 5 de janeiro de 2021, na Página do Participante.

 

Tanto para o Enem impresso quanto para o Enem digital, os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. O edital afirma que “é proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à Covid-19”. A aplicação das provas ocorre às 13h30.

 

No primeiro dia, que engloba as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, os candidatos terão até as 19h para fazer as provas, ou seja, cinco horas e 30 minutos. No segundo dia, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, a duração é de somente cinco horas, portanto, termina às 18h30.

 

A reaplicação ficou para 23 e 24 de fevereiro de 2021. Na coletiva de anúncio das novas datas, em 8 de julho, o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, afirmou que os resultados estariam disponíveis a partir de 29 de março de 2021. Confira a live de anúncio das novas datas do Enem 2020:

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação