Enem

A dois dias do Enem, Inep altera locais de provas de participantes

Candidatos se manifestam e alertam outros participantes pelas redes sociais. Alguns reclamam que ainda não conseguiram acesso ao cartão de confirmação

Isabela Oliveira*
postado em 15/01/2021 19:51
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) modificou os locais de provas de alguns participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a poucos dias do exame. Pelas redes sociais, candidatos se manifestam e alertam outros participantes.

A candidata Nataly Silva, 19 anos, vai prestar o exame em Aracaju (SE) e havia conferido o local de aplicação do Enem durante a semana. Contudo, hoje, ela respondeu ao questionário de doenças infectocontagiosas, exigido pelo Inep, e clicou na seção "local de prova".

"Lá tinha um endereço totalmente diferente do anterior para eu ir, que é na Universidade Tiradentes, do outro lado da cidade. Então, eu fiquei extremamente indignada, porque é muito afastado da minha casa", relata. "Se eu não tivesse olhado, eu teria me prejudicado, porque iria para o local errado."

Nataly reclamou sobre a situação nas redes sociais:


No Twitter, candidatos também reclamam da mudança e pedem que estudantes confiram mais uma vez onde vão fazer o exame. 

Atraso na liberação do local de prova gerou desgaste emocional

Segundo o Inep, a partir de 5 de janeiro, estariam disponíveis os locais de prova para os participantes, mas não foi o que ocorreu para alguns estudantes. Isabela Campos Melo, 18, estudante do 3º ano do ensino médio de uma escola particular em Goiânia (GO), conta que só após muitas reclamações teve acesso ao lugar onde fará o Enem. 

"Eu tenho transtorno de ansiedade, comecei a ficar ansiosa e isso me atrapalhou muito nos estudos", conta. "Somente dia 12 consegui ver meu lugar de prova, após muitos desgastes psicológicos e saúde mental devastada."

 

Isabela Campos, estudante do 3º ano do ensino médio de uma escola particular em Goiânia (GO)
Isabela Campos, estudante do 3º ano do ensino médio de uma escola particular em Goiânia (GO) (foto: Arquivo Pessoal)

 

Outros candidatos estão com dificuldade de verificar o local de prova:

Nas redes sociais, estudantes relatam que também estão com dificuldades de acessar o cartão de confirmação e ainda não conseguiram verificar o local de prova:

 

Eu, Estudante aguarda resposta do Inep

Até a finalização desta reportagem, o Inep não tinha se manifestado sobre o assunto.

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação