Enem

Gabaritos oficiais do Enem impresso são divulgados nesta quarta (27)

Participantes podem conferir o número de acertos e erros que tiveram nos dois dias de exame pelo site do Inep. Notas oficiais serão divulgadas em 29/3

EuEstudante
postado em 27/01/2021 00:01 / atualizado em 27/01/2021 13:19
 (crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta quarta-feira (27/1), os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Candidatos podem conferir as respostas da versão impressa pelo portal do Inep.

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame, pois o Enem é corrigido com base na teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração a coerência de cada estudante na própria prova. Por exemplo, caso um estudante acerte uma questão difícil e erre uma fácil, a TRI compreende que o aluno acertou no chute.

Esse candidato pontua menos que outro que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

Resultado final será divulgado em março

A previsão para a divulgação dos resultados finais do Enem é 29 de março. Nessa data, os participantes saberão também quanto tiraram na redação. No entanto, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação, apenas para fins pedagógicos.

O Enem impresso foi aplicado em 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de ciências humanas, linguagens, matemática e ciências da natureza. Os inscritos também tiveram que fazer uma dissertação, a única avaliação subjetiva do exame, que este ano contou com o tema “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

No Distrito Federal, eram esperados 113.177 candidatos para a versão impressa do exame, porém, segundo o Inep, apenas 52.414 participaram do segundo dia de provas. Para a versão digital, 3.764 estudantes se inscreveram.

Enem é a porta de entrada para o ensino superior

As notas do Enem poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Respectivamente, são programas para ingresso em instituições públicas, para bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares e financiamento estudantil para ingresso em instituições de ensino particulares.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação