RETA FINAL

Enem 2021: Professores dão dicas para realização de provas do domingo

Segundo bloco de aplicações terá questões de matemática e ciências da natureza. Em parceria com colégio Sigma, Correio realizou live com dicas nesta quinta-feira (25/11)

Ana Isabel Mansur
postado em 25/11/2021 20:13 / atualizado em 29/11/2021 14:06
A repórter Sibele Negromonte entrevista os professores Paulo Luiz (máscara branca), Alessandro Santana (máscara preta), Paulo Ferrari (calça preta) e Juliana Gaspar -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A repórter Sibele Negromonte entrevista os professores Paulo Luiz (máscara branca), Alessandro Santana (máscara preta), Paulo Ferrari (calça preta) e Juliana Gaspar - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Às vésperas do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Correio realizou nesta quinta-feira (25/11) live com professores do Centro Educacional Sigma. A transmissão, apresentada pela jornalista Sibele Negromonte, fez parte do Especial Enem 2021, promovido pelo jornal em parceria com a escola. Participaram os professores do Sigma Paulo Luiz, de matemática; Alessandro Santana, de biologia; Paulo Ferrari, de física; e Juliana Gaspar, de química. Confira a transmissão completa abaixo

O segundo dia de provas do exame, com avaliações de matemática e ciências da natureza, acontece no domingo, das 13h30 às 18h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. No dia seguinte, os professores vão publicar, nas redes sociais do Correio, a resolução comentada de algumas questões da prova.

Matemática

Paulo Luiz destacou o padrão da presença de matérias de base nas últimas edições do Enem, com questões de porcentagem, proporção e geometria plana e espacial, além de aritmética e logarítmica. “Em média, o candidato tem três minutos para a resolução de cada questão. A estratégia é deixar os itens mais difíceis para o fim. Se começar a ler o enunciado e perceber que vai tomar muito tempo, mesmo que saiba o assunto, é melhor deixar para fazer depois”, aconselhou o professor de matemática.

Biologia

Destacando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), critério usado para a correção das provas, Alessandro Santana mencionou que a edição de 2021 deve seguir a coerência dos últimos exames. O docente de biologia ressaltou a provável abordagem de temas ambientais do exame, como poluição, combustíveis fósseis, ciclo biogeoquímico, cadeia alimentar e geração de energia. “A pandemia (da covid-19) é uma temática esperada, foi abordada de maneira muito discreta na última edição. Mas não acredito que será a aposta principal”, observou.

Física

O professor Paulo Ferrari defendeu que as questões de física devem seguir o padrão interdisciplinar, com temáticas aplicadas ao cotidiano, como conversão e fontes de energia, leitura de manuais de eletrodomésticos, cálculo de potência e fenômenos ondulatórios. O docente, porém, orientou os alunos para o foco em outras disciplinas. “Física não pode ser prioridade, a não ser que o estudante tenha muita facilidade”, pontuou, explicando que as questões mais difíceis só têm pontuação maior se as menos complicadas também forem gabaritadas.

Química

Por fim, a professora Juliana Gaspar apontou que o Enem de 2020 teve mais exercícios teóricos do que de cálculos, na parte de química. “Deve haver muito a pegada ambiental, com foco na interdisciplinariedade”, observou a docente. Ela elencou alguns temas que podem ser objeto de análise no domingo: química ambiental; estequiometria; equilíbrio químico e deslocamento; propriedades dos compostos, com pontos de fusão e ebulição; método de separação de misturas; eletroquímica; e funções orgânicas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação