Acessibilidade

Enem 2023: mais de 38 mil candidatos terão atendimento especializado

Inep autorizou, ainda, mais de 70 mil pedidos para uso de recursos de acessibilidade nas provas deste ano

Correio Braziliense
postado em 01/08/2023 18:10 / atualizado em 01/08/2023 19:05
Participantes do Enem terão acesso a recursos de acessibilidade -  (crédito: Arquivo/Agência Brasil)
Participantes do Enem terão acesso a recursos de acessibilidade - (crédito: Arquivo/Agência Brasil)
int(6)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta terça-feira (1), que 38.101 solicitações para atendimento especializado e 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade serão atendidos nas próximas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As avaliações ocorrem em 5 e 12 de novembro, com mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil.

O balanço divulgado pelo órgão aponta ainda que 1.526 requisições para atendimento com nome social também serão atendidas.

Em relação aos recursos requeridos pelos estudantes, o auxílio para a leitura foi o mais requisitado, com 10.721 solicitações aprovadas. Também foram solicitados apoios como correção diferenciada, por 8.703 participantes, auxílio para transcrição, com 7.507 pedidos, e sala de fácil acesso, para 6.449 alunos.

Entre os atendimentos especializados, as solicitações de participantes com déficit de atenção formalizaram o maior número de pedidos, com 13.686 inscrições. Em seguida, foram cadastradas 6.504 solicitações para participantes com baixa visão. A lista conta ainda com pedidos para autismo, deficiência física, deficiência intelectual e diversos outros atendimentos.

De acordo com o Inep, os recursos de acessibilidade e os atendimentos especializados fazem parte da política de inclusão do instituto e, por isso, estão presentes em todas as avaliações aplicadas. O objetivo, segundo a autarquia, é abranger o maior número possível de candidatos e promover equidade no acesso à educação brasileira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação