PANDEMIA

Alunos de medicina da UnB pedem retomada das aulas práticas presenciais

Estudantes alegam que há turmas em semestres avançados que ainda não examinaram pacientes devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19

Talita de Souza
postado em 30/07/2021 08:56 / atualizado em 30/07/2021 15:00
 (crédito: Secom/UnB)
(crédito: Secom/UnB)

“Qual seria a opinião pública, porque somos formados para atender o público, em saber que uma turma de quase 60 pessoas do curso de medicina está no meio da graduação e examinou, no máximo, apenas cinco pacientes? Sendo que nas condições normais seriam entre 50 e 100?” O questionamento do estudante do 6º semestre de medicina João Pedro Jardim, 21 anos, é o mesmo de centenas de alunos do curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB), que temem pela falta de atividades práticas na formação deles.

Os futuros médicos estão há um ano e meio sem as atividades práticas previstas no ciclo clínico do curso, que é a fase em que começam a ter mais contato com a rotina hospitalar e aprendem sobre o atendimento e identificação básica de um paciente doente. A vivência clínica foi suspensa pela Faculdade de Medicina da UnB no início da pandemia no Brasil, em março de 2020 e o retorno só foi flexibilizado no meio do ano passado, a partir da criação de um plano de retomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

A regulamentação permite que os cursos da área da saúde poderiam ofertar disciplinas específicas em que a atividade prática era essencial, como o estágio obrigatório. Para isso, os departamentos precisam reformular as disciplinas em planos de retomada. Quase um ano depois, a maioria das matérias que se enquadram na exceção continuam sem práticas. Para os alunos, falta empenho dos professores em apresentar os planos, além de uma falha de comunicação de cada coordenação do curso com os docentes.

“A Faculdade de Medicina criou um grupo de trabalho (GT), com a coordenadora de graduação, professores, o Centro Acadêmico de Medicina (Camed) e o diretor da Faculdade para discutir o retorno. É ele quem avalia e aprova os planos de retomada, mas é necessário que cada professor apresente, voluntariamente, a proposta”, explica César Lima, coordenador geral do Camed.

“Uma vez que o GT aprova, o professor pode iniciar as práticas. O que percebemos é que muitos professores não estão a par do processo do grupo, não correm atrás ou simplesmente não sabem da existência do grupo de trabalho”, lamenta.

César Lima, coordenador geral do Centro Acadêmico de Medicina da UnB, afirma que apesar da ajuda da direção do curso, falta comunicação e mobilização de professores
César Lima, coordenador geral do Centro Acadêmico de Medicina da UnB, afirma que apesar da ajuda da direção do curso, falta comunicação e mobilização de professores (foto: Arquivo pessoal)

César conta que, recentemente, um professor soube do plano de retomada e criou um para a disciplina, mas o submeteu diretamente ao Hospital Universitário de Brasília (HUB) e não ao grupo de trabalho. “O resultado foi que o HUB aceitou, mas ao descobrir que não éramos do internato, voltou atrás, deixando a turma toda frustrada. O professor explicou que não sabia do GT e nem dos parâmetros para criação do plano”, conta.

A falha de comunicação na Faculdade, então, é apontada como o principal ponto de enfraquecimento da retomada. “Apesar de termos grande apoio do próprio diretor da Faculdade, o problema é o envolvimento de professores. A coordenação do curso conversou com os coordenadores de cada área e explicou sobre o trâmite e pediram para passar para os professores, mas se os coordenadores passaram, não sabemos”, diz.

César, que está a um semestre de ingressar na última parte do curso, o internato, pensa nas consequências da falta de práticas para os colegas. “Eu tive toda a base prática, sei como me portar com um paciente, mas os meus calouros e os calouros deles serão muito prejudicados. As turmas mais novas não tiveram sequer o início da prática clínica. Nunca tocaram em um paciente, nunca auscultaram um pulmão, por exemplo”, compartilha com preocupação.

João Pedro confirma a preocupação de César. “Por mais que pelo EAD a gente aprenda algumas coisas, de teoria, não temos a prática para fixar o conhecimento. Isso atrapalha nosso aprendizado como futuros médicos, sabe? A gente não tem noção ainda do quanto a gente perdeu”, lamenta.

João Pedro Jardim, do 6º semestre de medicina da UnB, teme as consequências das faltas de práticas na qualidade profissional dos futuros médicos
João Pedro Jardim, do 6º semestre de medicina da UnB, teme as consequências das faltas de práticas na qualidade profissional dos futuros médicos (foto: Arquivo pessoal)

“Nós, como alunos da UNB, temos um nível de excelência que é cobrado da gente, e que temos qualidade para atingir, mas o que vai nos custar? O quanto teremos que correr para chegar no mesmo lugar que alunos das turmas anteriores que tiveram as práticas em períodos normais?”, desabafa.

A demora por um alinhamento geral da Faculdade de Medicina é ainda mais inaceitável, para os alunos, depois da vacinação em massa dos estudantes do curso, feita entre junho e julho deste ano. Feita em parceria com o Camed e a direção da Faculdade, a imunização é um dos grandes fatores que os estudantes apontam para a retomada ainda neste semestre.

Alunos paralisarão atividades e ajudarão na comunicação com professores

Com a morosidade do processo e a falta de mobilização dos professores, os estudantes, liderados pelo Camed, decidiram se organizar para pressionar as coordenações do curso. Em assembleia, realizada na última segunda-feira (26/7), 95% de cerca de 200 alunos se disseram a favor da retomada presencial, além de apoiar o Camed em se colocar como agente ativo na comunicação sobre os planos de retomada.

Mais de 90% se disseram a favor de manifestações em protesto à demora e 51% foram favoráveis a paralisar as atividades como forma de protesto contra a falta de avanço na retomada das práticas. “Com a decisão, o Camed passará a enviar a cada professor um modelo de plano de retomada, explicar como funciona o GT e auxiliá-lo com qualquer dúvida”, explica César.

“Além disso, estamos organizando e daqui a duas semanas iremos parar as atividades dos estudantes do ciclo clínico e básico para manifestar nossa insatisfação nos arredores do HUB, claro, sem perturbar os pacientes. O foco é chamar a atenção e provocar uma reação nos coordenadores de cada área”, conta.

César frisa que o Camed não está contra a direção da Faculdade e os professores, mas que é necessário apontar as falhas para que os estudantes não sejam ainda mais prejudicados. “Desespero, frustração e ansiedade definem os estudantes, principalmente os de turmas mais recentes”, diz.

O Camed enviou nota aos coordenadores de cada área com as decisões dos alunos. Até o momento, César afirma que recebeu resposta do presidente da Faculdade, que disse que “continua contando com o Camed e os alunos de medicina para a construção da retomada”. 

>> O que dizem os alunos

Vitor Augusto da Silva Araújo, estudante do 5º semestre do curso de medicina, está há dois semestres sem atividades práticas. Ele afirma que o retorno presencial ainda não ocorreu por comodismo dos professores
Vitor Augusto da Silva Araújo, estudante do 5º semestre do curso de medicina, está há dois semestres sem atividades práticas. Ele afirma que o retorno presencial ainda não ocorreu por comodismo dos professores (foto: Arquivo pessoal)

Vitor Augusto da Silva Araújo, 23 anos, estudante do 5º semestre do curso de medicina, está há dois semestres sem atividades práticas

“A minha opinião é  de que há um comodismo muito grande de alguns professores. Alguns que comandam que as cadeiras principais, de clínicas médica e semiologia, são bastantes ativos na tentativa de levar alunos ao hospital e a faculdade, pensam em novas estratégias, como divisão de grupos No entanto, outros não se movem. Além disso, há uma resistência muito grande do GT e eu acredito que seja pessoal. Os professores apresentam o plano de retomada e não é aceito, mesmo seguindo todos os protocolos sanitários. Nós percebemos que há um descompasso muito grande entre o que a coordenação acha que está sendo o curso, como algo que está funcionando, e o que a gente sabe, que não é nada disso. Há professores que usam a mesma aula que criaram há um ano e meio atrás. Dão uma aula de 30 minutos e nos dispensam. Para eles, tá tudo tranquilo. Para a gente, a retomada das práticas é uma forma de, também, suprir essa falta que muitos professores estão comprometendo a gente”.

Alice Reis, do 8º semestre de medicina, ressalta que medicina não é feita em sala de aula
Alice Reis, do 8º semestre de medicina, ressalta que medicina não é feita em sala de aula (foto: Arquivo pessoal)


Alice Reis, 23 anos, aluna do 8º semestre da graduação de medicina

“Como diz Oliver Sacks, ‘ao examinar a doença, ganhamos sabedoria sobre anatomia, fisiologia e biologia; ao examinar a pessoa com a doença, ganhamos sabedoria sobre a vida’. Não importa quantas aulas nós tivermos sobre qualquer matéria de medicina, não importa o quanto nos esforçamos para prestar atenção em aulas EaD. A medicina não se faz em sala de aula, presencial ou não, nunca se fez. É um absurdo nossa graduação ser tão prejudicada quando a maioria, senão todas, as faculdades do DF já voltaram para o modelo presencial de práticas. A sensação que temos não é que a UnB está fazendo de tudo para termos uma volta segura, a sensação é que não haverá retomada”.

 

Danilo Rodrigues, aluno do 8º semestre, afirma que a mobilização dos alunos partiu do entendimento de que a falta das práticas prejudica não só a formação dos estudantes, mas também a população que poderia receber atendimento dos estudantes
Danilo Rodrigues, aluno do 8º semestre, afirma que a mobilização dos alunos partiu do entendimento de que a falta das práticas prejudica não só a formação dos estudantes, mas também a população que poderia receber atendimento dos estudantes (foto: Arquivo pessoal)

Danilo Rodrigues, 22 anos, aluno do 8º semestre de medicina

“A ideia da mobilização surge a partir do momento em que a gente tem todas as todas as faculdades e escolas médicas do DF retornando as atividades práticas, inclusive algumas voltando até mesmo nas atividades teóricas de forma presencial, e na UNB ainda permanecemos com atividade 100% remotas. Nós entendemos que nossas aulas práticas são essenciais para nossa formação e para o nosso futuro profissional, para o melhor atendimento possível para a população. Então, a partir do momento que a gente não tem essas atividades, o prejuízo imputado é gigantesco. Há um ano e meio assim, nós percebemos que isso vai trazer danos e prejuízos enormes pro nosso futuro dentro da nossa futura profissão. Nós entendemos a crise sanitária que vivemos e os riscos, mas também entendemos que a nossa educação também é algo importante, tanto para nós quanto para nossos futuros pacientes, inclusive porque se não estamos nas práticas, deixamos de prestar serviço à população”.

 

>> O que diz a UnB

Ao Correio, o diretor da Faculdade de Medicina (FM) da UnB, Gustavo Romero, comunicou, em nota, que o cenário pandêmico do DF faz com que a direção do curso considere "que o contexto epidemiológico atual ainda impõe a restrição de atividades presenciais àquelas consideradas absolutamente essenciais". A FM "providenciou o cenário adequado para a continuidade da formação de profissionais médicos e médicas desde o início da pandemia" do internato no HUB e na rede primária à Saúde. A ação permitiu que 90 médicos e médicas se formassem entre fevereiro de 2020 e julho de 2021.

 O professor também afirma que, além da criação do grupo de trabalho, a Faculdade planejou e executou "as atividades práticas consideradas essenciais para a manutenção do fluxo de formação dos estudantes, nas instalações da Faculdade de Medicina". "Estão em andamento experiências-piloto que servirão de base para produzir soluções que serão implantadas em maior escala, quando houver progressão para a etapa 2 do Plano de Contingência da UnB", detalha no texto.

A direção também afirma que conversa com a gestão do HUB para planejar experiências de retorno e afirma que está compromissado com a comunidade do DF em adotar medidas necessárias para "contribuir de forma efetiva e segura para a superação da pandemia de covid-19, pautando-se nos critérios técnicos e científicos pertinentes para fundamentar a tomada de decisão sobre a retomada de qualquer atividade presencial". 

Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília esclarece que:
1.Acompanha permanentemente o comportamento epidemiológico da pandemia de COVID-19 e observa com muita preocupação a persistência da transmissão de SARS-CoV-2; a baixa cobertura vacinal; e o surgimento de transmissão de casos causados pela variante delta do vírus, no Distrito Federal;

2.Considera que contexto epidemiológico atual ainda impõe a restrição de atividades presenciais àquelas consideradas absolutamente essenciais;

3.Está ciente do seu papel estratégico na formação de profissionais essenciais para o bom funcionamento e a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde;

4.Providenciou o cenário adequado para a continuidade da formação de profissionais médicos e médicas desde o início da pandemia de COVID-19, mantendo as atividades do estágio de internato no cenário do Hospital Universitário de Brasília e na rede de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o que permitiu que os estudantes continuem concluindo o curso a contento;

5.Formou 90 médicas e médicos no período de fevereiro de 2020 até julho de 2021;

6.Constituiu Grupo de Trabalho com a participação do corpo docente, corpo técnico-administrativo e corpo discente para propor soluções a serem implementadas de acordo com a evolução da pandemia e as recomendações emanadas das instâncias superiores da UnB;

7.Foram planejadas e executadas as atividades práticas consideradas essenciais para a manutenção do fluxo de formação dos estudantes, seguindo rigorosamente as recomendações de biossegurança e avaliação de riscos de transmissão de SARS-CoV-2 nas instalações da Faculdade de Medicina, conforme diretrizes emanadas do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES-UnB) e disposições do Plano de Contingência para a Retomada de Atividades Presenciais da Faculdade de Medicina;

8.Estão em andamento experiências-piloto que servirão de base para produzir as soluções que serão implantadas em maior escala, quando houver progressão para a etapa 2 do Plano de Contingência da Universidade de Brasília;

9.Mantém tratativas permanentes com a gestão do Hospital Universitário de Brasília para planejar e executar experiências-piloto de retomada de atividades de estudantes no ambiente hospitalar que constituirão os modelos para a retomada de atividades em maior escala, assim que as condições epidemiológicas permitam avançar nesse sentido, seguindo as recomendações do Comitê de Operações de Emergência do HUB-UnB (COE-HUB);

10.Reitera o seu compromisso com a Comunidade do Distrito Federal de adotar as medidas necessárias para contribuir de forma efetiva e segura para a superação da pandemia de COVID-19, pautando-se nos critérios técnicos e científicos pertinentes para fundamentar a tomada de decisão sobre a retomada de qualquer atividade presencial; e

11.Recomenda fortemente que haja cautela no planejamento e execução de qualquer atividade presencial no atual contexto epidemiológico marcado pela introdução da variante delta do SARS-CoV-2 que apresenta maior transmissibilidade e mantém a capacidade de causar doença grave.

Brasília, 30 de julho de 2021.


Prof. Gustavo Romero
Diretor
Faculdade de Medicina - UnB

 

Entenda o curso de medicina

Apontado internacionalmente como um dos melhores do mundo pelo QS World University Ranking, o curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB) é formado por três etapas de formação.

A primeira corresponde ao ciclo básico, de três semestres, em que alunos cursam disciplinas introdutórias teóricas e têm pequenos e limitados contatos com pacientes reais. A partir do quarto semestre, e até o oitavo, os estudantes cumprem matérias do ciclo clínico, parte na qual começam as atividades práticas regulares, começam a ter contato com o raciocínio clínico, composto pelo atendimento do paciente e a anamnese.

É neste período que ele aprende a base do atendimento e da relação médica, pilar principal da profissão. Por este motivo, os alunos ressaltam o tamanho do prejuízo na formação caso o calendário de retomada se estenda mais.

Por último, a partir do nono e durante dois anos, se realiza o internato, em que o estudante passa a trabalhar, como um médico, em UBSs e hospitais.

 

  • Vitor Augusto da Silva Araújo, estudante do 5º semestre do curso de medicina, está há dois semestres sem atividades práticas. Ele afirma que o retorno presencial ainda não ocorreu por comodismo dos professores
    Vitor Augusto da Silva Araújo, estudante do 5º semestre do curso de medicina, está há dois semestres sem atividades práticas. Ele afirma que o retorno presencial ainda não ocorreu por comodismo dos professores Foto: Arquivo pessoal
  • Danilo Rodrigues, aluno do 8º semestre, afirma que a mobilização dos alunos partiu do entendimento de que a falta das práticas prejudica não só a formação dos estudantes, mas também a população que poderia receber atendimento dos estudantes
    Danilo Rodrigues, aluno do 8º semestre, afirma que a mobilização dos alunos partiu do entendimento de que a falta das práticas prejudica não só a formação dos estudantes, mas também a população que poderia receber atendimento dos estudantes Foto: Arquivo pessoal
  • João Pedro Jardim, do 6º semestre de medicina da UnB, teme as consequências das faltas de práticas na qualidade profissional dos futuros médicos
    João Pedro Jardim, do 6º semestre de medicina da UnB, teme as consequências das faltas de práticas na qualidade profissional dos futuros médicos Foto: Arquivo pessoal
  • Alice Reis, do 8º semestre de medicina, ressalta que medicina não é feita em sala de aula
    Alice Reis, do 8º semestre de medicina, ressalta que medicina não é feita em sala de aula Foto: Arquivo pessoal
  • César Lima, coordenador geral do Centro Acadêmico de Medicina da UnB, afirma que apesar da ajuda da direção do curso, falta comunicação e mobilização de professores
    César Lima, coordenador geral do Centro Acadêmico de Medicina da UnB, afirma que apesar da ajuda da direção do curso, falta comunicação e mobilização de professores Foto: Arquivo pessoal
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