Pandemia

UnB acaba com obrigatoriedade do uso de máscara e atestado de vacinação

Desobrigação do acessório contra a covid-19 vale a partir do dia 22 deste mês. Trabalho presencial será retomado em 6 de junho

Arthur de Souza
postado em 12/05/2022 15:33 / atualizado em 12/05/2022 15:48
Alunos usam máscara para se proteger da covid-19 no câmpus da Unb -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Alunos usam máscara para se proteger da covid-19 no câmpus da Unb - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Conselho de Administração da Universidade de Brasília (CAD/UnB) decidiu desobrigar o uso de máscaras em todos os espaços da instituição a partir de 22 de maio. A resolução, anunciada nesta quinta-feira (12), na reunião do CAD, se baseou na revogação do Estado de Emergência em Saúde, pelo governo federal.

No encontro, realizado virtualmente, o CAD definiu ainda que, a partir da mesma data, o comprovante de vacinação não será mais exigido para entrada nas dependências da UnB. Além disso, a reunião também decidiu pela retomada do trabalho presencial de todos os servidores a partir do dia 6 de junho, seguindo determinação do Ministério da Economia.

O fim do expediente remoto foi aprovado por 42 votos a favor e dois contras, além de duas abstenções. Apesar das decisões, o CAD/UnB afirmou que vai ampliar as campanhas educativas e de comunicação pelo uso de máscaras e adesão à vacinação.

Cenário

A resolução do CAD/UnB vem no momento em que a pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal volta a preocupar. O boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) nessa quarta-feira (11/5), revela que a taxa de transmissão continua subindo, e chegou a 1,22 — o número estava em 1,16 na terça-feira (10/5).

O número é preocupante, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois quando a taxa está acima de 1, confirmando que a pandemia ainda está fora de controle. Neste momento, um grupo de 100 pessoas pode infectar outro grupo de 122.

Apesar da alta na taxa de transmissão, as médias móveis — tanto de infecção como de mortes — estão sob controle no DF. Enquanto a primeira está em 212, o que representa um aumento de 14% em relação a 14 dias atrás, indicando estabilidade, a última está em 2,2 — queda de 40% na comparação com o cálculo de 14 dias atrás.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação