Professora da UnB será empossada na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

A neurocientista Márcia Renata Mortari conta com mais de 100 artigos publicados e um livro traduzido para sete idiomas

Correio Braziliense
postado em 03/07/2025 19:03
"Receber o título de Imortal é mais do que uma honra" - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Márcia Renata Mortari, neurocientista e professora da Universidade de Brasília (UnB), tomará posse como imortal na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A pesquisadora é coordenadora do Laboratório de Neurofarmacologia da UnB  e assumirá a cadeira nº 256 da Abrasci, cujo patrono é o renomado neurofisiologista latino-americano Miguel Rolando Covian. A cerimônia de posse será nesta sexta-feira (4/7), no Auditório Cel. Osmar Alves Pinheiro, na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, em Brasília, às 19h. A professora, na ocasião, o Colar do Mérito Cultural, honraria que reconhece contribuições à cultura e ao saber. 

Desde 2008, Márcia coordena o Laboratório de Neurofarmacologia da UnB
Desde 2008, Márcia coordena o Laboratório de Neurofarmacologia da UnB (foto: arquivo pessoal)

Márcia é referência na área de neurociência no país, possui mais de 100 artigos científicos publicados, um livro traduzido para sete idiomas e, no Laboratório de Neurofarmacologia da UnB, desenvolve pesquisas voltadas ao tratamento de doenças neurodegenerativas e Transtornos do Espectro Autista (TEA).

“Receber o título de Imortal é mais do que uma honra: é um compromisso com a preservação da memória científica e com a construção de pontes entre a academia e a sociedade. É eternizar o propósito de compartilhar conhecimento com paixão, rigor e responsabilidade”, celebra a professora.

A cerimônia é aberta ao público e contará com a presença de autoridades, acadêmicos, familiares e convidados. Os trajes exigidos são: fardão para acadêmicos, social completo para convidados e homenageados, e uniforme correspondente para militares.

Leia também:

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação