Em julho

Cebraspe divulga provável data da prova para o PAS 3

A prova tinha sido marcada para 3 de março, mas foi suspensa pelo agravamento da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal

Jéssica Gotlib
postado em 09/06/2021 13:44 / atualizado em 10/06/2021 17:57
Avaliação seriada é uma das principais formas de ingresso na UnB -  (crédito: Beto Monteiro/ Secom UnB)
Avaliação seriada é uma das principais formas de ingresso na UnB - (crédito: Beto Monteiro/ Secom UnB)

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou o edital com a provável data para a realização das provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 3: 18 de julho, às 13h. Ainda no documento, publicado nesta quarta-feira (9/6), a instituição informou que os locais de prova dos candidatos devem ser divulgados em 5 de julho.

Entretanto, o texto traz uma ressalva sobre a eventualidade de um novo adiamento “em caso de agravamento no cenário pandêmico devido à Covid-19 ou de publicação de decreto que suspenda a aplicação de provas”.

Confira o documento completo aqui

Ansiedade

As provas foram inicialmente marcadas para o dia 3 de março deste ano. Apesar disso, o Cebraspe suspendeu a realização do evento por conta do recrudescimento da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal (DF). Na época, não foi informada nenhuma data para a provável realização dos testes, gerando grande preocupação e expectativa entre os estudantes.

O PAS é uma das principais formas de ingresso na Universidade de Brasília. Aplicado ao longo de todos os anos escolares do Ensino Médio, cada etapa tem um peso diferente na nota final do estudante. A terceira e última é a que conta com a maior parcela do resultado e também é nela que os alunos indicam os cursos de sua preferência.

Para o Davi de Macedo Fontinele, 18 anos, um dos candidatos que foi entrevistado pelo EuEstudante no início dessa semana e que estava preocupado com a ausência de informações sobre a prova, a notícia do novo edital de remarcação foi recebida com alívio e felicidade. Ele diz que o prazo é bem justo considerando o tempo de preparação até aqui e revela sua expectativa: “A minha expectativa por essa prova é muito grande, visto que eu participo do PAS desde de 2018 e só agora terei a oportunidade de fazer sua última etapa”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação