GDF proibiu venda de bebidas alcoólicas? Calma, que isso não é verdade

Feed - Publica - Holofote
postado em 15/05/2020 16:00 / atualizado em 07/08/2020 12:17

Quem não percebeu os detalhes do trote virtual caiu na mais nova pegadinha do Tiririca: a falsa informação de que o governador Ibaneis Rocha teria decretado a lei seca no Distrito Federal, com a suposta proibição de venda de bebidas alcoólicas por causa da pandemia do novo coronavírus. Veja a mensagem na íntegra:



Um olhar atento, no entanto, serviria para identificar com rapidez a pegadinha. O logotipo do G1, portal de notícias da Rede Globo, engana o internauta, mas erros de pontuação e frase mal construída abrem brecha para a desconfiança. 

Mas os links que acompanham a desinformação são determinantes para desmascarar o trote on-line. O primeiro apenas leva à página oficial do G1. E o segundo contém a palavra "encrypted", ou seja, quer dizer que uma imagem será aberta assim que o link for clicado. Não se trata de vírus, mas da imagem do Tiririca, com a seguinte frase: "É mentira, abestado"



Portanto, trata-se de mentira a proibição de venda de bebidas alcoólicas no Distrito Federal.

Mais Tiririca

Esse tipo de pegadinha circula com frequência na internet, principalmente em grupos de WhatsApp. O Holofote fez publicações semelhantes, uma delas em meio à pandemia do novo coronavírus. Em 12 de março de 2020, o trote virtual assustou muitos pais com fake news sobre prorrogação da suspensão das aulas e do comércio. Até então, não esperva-se que a quarentena fosse estendida por tanto tempo.

Em 5 de janeiro de 2020, a pegadinha pegou muito desavisado ao "informar" que o presidente Jair Bolsonaro havia convocado o Exército para atuar no conflito entre os Estados Unidos e o Irã. Veja aqui.

Em 12 de maio de 2019, a imagem do artista foi usada para "noticiar" que servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) jogaram um bolão e acertaram o concurso da Mega-Sena, ganhando R$ 285 milhões.

O Holofote também fez checagem semelhante em 12 de fevereiro de 2019. À época, a mensagem que vinha com a fotografia e o bordão do Tiririca alegava que o ex-presidente da República José Sarney havia morrido. Confira aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags