Poder

Emir do Kuwait nomeia seu meio-irmão como novo príncipe herdeiro

O xeque Mishal, de 80 anos, é conhecido por ser o chefe efetivo da Guarda Nacional do país

Agência France-Presse
postado em 07/10/2020 13:11 / atualizado em 07/10/2020 13:16
O Kuwait prestou juramento em seu novo emir em 30 de setembro, o xeque Nawaf al-Ahmad Al-Sabah, após a morte de seu meio-irmão, o xeque Sabah, que morreu nos Estados Unidos aos 91 anos. -  (crédito: Yasser Al-Zayyat / AFP)
O Kuwait prestou juramento em seu novo emir em 30 de setembro, o xeque Nawaf al-Ahmad Al-Sabah, após a morte de seu meio-irmão, o xeque Sabah, que morreu nos Estados Unidos aos 91 anos. - (crédito: Yasser Al-Zayyat / AFP)

O novo emir do Kuwait nomeou seu meio-irmão, xeque Mishal al-Ahmad al-Khaber al-Saba, de 80 anos, príncipe herdeiro - anunciou a agência oficial de notícias do Kuwait KUNA, nesta quarta-feira (7/10).

A família no poder "aprovou essa escolha", acrescentou a agência, citando o gabinete do emir.

Mishal era vice-comandante-chefe da Guarda Nacional, um corpo de elite encarregado de defender o território do emirado. Esta força é independente do Exército regular do Kuwait.

Ele é conhecido por ser o chefe efetivo dessa força, simbolicamente presidida por um veterano da família Al-Sabah, xeque Salem al-Ali.

O novo príncipe herdeiro começou sua carreira no Ministério do Interior, dirigindo em 1967 o Departamento de Investigações Gerais. Em 1980, transformou a pasta no Departamento de Segurança do Estado.

Em 2016, realizou "com sucesso" uma operação no exterior, cuja natureza não foi especificada.

A nomeação de Mishal deve ser aprovada pelo Parlamento, o que é uma mera formalidade no Kuwait.

O novo emir, xeque Nawaf al-Ahmed al-Sabah, de 83 anos, substituiu em 30 de setembro o xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah, falecido aos 91 anos. Ele chegou ao poder em 2006.

Na terça (6/10), o emir renovou o governo, com a tarefa particular de preparar as eleições legislativas, em uma data não especificada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação