Antimonopólio

Rússia multa Apple em US$ 12,1 milhões por "abuso de posição dominante"

A agência anunciou a multa ao decidir a favor de uma denúncia apresentada pela empresa de segurança virtual Kaspersky Lab

Agência France-Presse
postado em 27/04/2021 12:48 / atualizado em 27/04/2021 12:48
 (crédito: JOSH EDELSON)
(crédito: JOSH EDELSON)

A Rússia anunciou uma multa de 12,1 milhões de dólares contra a Apple por "abuso" de posição dominante no mercado ao dar preferência a seus aplicativos para dispositivos eletrônicos, anunciou nesta terça-feira (27/4) a agência reguladora do setor.

"Detectamos que a Apple abusou de sua posição dominante na distribuição de aplicativos móveis no sistema operacional iOS", afirmou a agência federal antimonopólio da Rússia em um comunicado.

A agência anunciou a multa de mais de 900 milhões de rublos (12,1 milhões de dólares) ao decidir a favor de uma denúncia apresentada pela empresa de segurança virtual Kaspersky Lab.

A Apple, que pretende recorrer contra a decisão, afirmou à agência de notícias Ria Novosti que "respeita" o regulador russo, mas "não concorda" com a multa.

No início do mês entrou em vigor uma lei que exige que celulares, tablets e computadores vendidos na Rússia tenham programas e aplicativos nacionais pré-instalados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação