Movimento diplomático

Taiwan abrirá escritório na Lituânia usando seu próprio nome, e não Taipei

O escritório chinês encarregado das questões de Taiwan reagiu onsiderando a abertura da missão na Lituânia uma "farsa"

Agência France-Presse
postado em 20/07/2021 10:17 / atualizado em 20/07/2021 10:17
 (crédito:  SAM YEH/AFP)
(crédito: SAM YEH/AFP)

Taiwan anunciou, nesta terça-feira (20/7), a abertura em breve de um escritório na Lituânia, usando seu nome habitual, em um movimento diplomático que deve enfurecer a China.

Esta é a primeira missão aberta por Taiwan na Europa em 18 anos e será feita sob o nome de "Escritório de Representação de Taiwan", na Lituânia, em vez da denominação "Escritório de Taipei", tolerada pela China.

A ilha de Taiwan, uma democracia de 23 milhões de pessoas, é oficialmente conhecida como República da China. Apenas 15 Estados a reconhecem como um país.

Taiwan mantém relações diplomáticas de facto com dezenas de nações por meio de seus escritórios de representação em Taipei.

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, disse que este é um movimento "muito significativo", acrescentando que a Lituânia "é um bom parceiro para Taiwan que compartilha os mesmos valores de liberdade e democracia".

O ministro homólogo da Lituânia, membro da União Europeia, informou que planeja abrir um escritório de comércio em Taipei no outono (primavera no Brasil).

A China reivindica sua soberania sobre Taiwan e defende retomá-la algum dia, inclusive pela força.

Enquanto isso, o regime comunista busca seu isolamento diplomático e combate o uso da palavra "Taiwan", temendo que esta denominação dê à ilha certa legitimidade internacional.

O escritório chinês encarregado das questões de Taiwan reagiu nesta terça-feira, considerando a abertura da missão na Lituânia uma "farsa".

"Pedimos à Lituânia que siga, de maneira estrita, o princípio de um só China e não envie um sinal equivocado às forças da independência taiwanesa", declarou o porta-voz Zhu Fenglian.

O anúncio é o sinal mais recente da intenção de alguns países do Báltico e da Europa Central, como Eslováquia e República Checa, de estreitarem suas relações com Taiwan, ainda que isso incomode a China.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação