Viagem

Blinken visitará a Índia em plena retirada dos EUA do Afeganistão

O país tem sido um dos apoiadores mais entusiastas do governo afegão, que assumiu o cargo com apoio internacional após a invasão dos Estados Unidos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001

Agência France-Presse
postado em 23/07/2021 13:37 / atualizado em 23/07/2021 13:38
 (crédito: Mandel NGAN / AFP)
(crédito: Mandel NGAN / AFP)

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitará a Índia pela primeira vez, um país cada vez mais alinhado com Washington à medida que aumentam as preocupações com a escalada do Talibã no Afeganistão.

O Departamento de Estado informou que Blinken se encontrará com o primeiro-ministro Narendra Modi e seu ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, na quarta-feira (28/7), em Nova Delhi, antes de fazer escala no Kuwait.

É a primeira visita de Blinken à Índia, que desde o final da década de 1990 se aproximou dos Estados Unidos, à medida que as duas maiores democracias do mundo passaram a compartilhar posições sobre o crescimento da China, o extremismo islâmico e outros desafios.

A Índia tem sido um dos apoiadores mais entusiastas do governo afegão, que assumiu o cargo com apoio internacional após a invasão dos Estados Unidos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

O presidente Joe Biden ordenou que as tropas americanas deixassem o Afeganistão até o final de agosto, encerrando a guerra mais longa da história dos Estados Unidos, enquanto os insurgentes do Talibã avançavam rapidamente no terreno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação