Pandemia

Novas restrições contra covid-19 no Irã, que registra recordes de óbitos

Em outras partes da capital, a maioria dos estabelecimentos também estava com as portas fechadas, exceto farmácias e mercearias

Agência France-Presse
postado em 16/08/2021 14:00 / atualizado em 16/08/2021 14:02
 (crédito: Isabel Fleck/CB)
(crédito: Isabel Fleck/CB)

Muitas lojas fecharam nesta segunda-feira (16/8) em Teerã, onde o trânsito estava excepcionalmente calmo, após a entrada em vigor de novas restrições para combater a epidemia de coronavírus, que vem causando recordes de mortes no Irã.

Nas últimas 24 horas, foram registradas mais de 41 mil infecções e 655 mortes - um recorde - por covid-19 na República Islâmica, anunciou o Ministério da Saúde.

Até o momento, mais de 98.000 mortes e cerca de 4,5 milhões de casos de covid-19 foram notificados no país, de 83 milhões de habitantes, o mais afetado pela pandemia no Oriente Médio. Mas, segundo as autoridades, esses números seriam subestimados.

Desde junho, a capital enfrenta uma significativa retomada das infecções, resultado de uma "quinta onda", segundo as autoridades, causada pela variante delta. Os balanços não param de subir desde o início de agosto.

Para conter a epidemia, escritórios administrativos, bancos e empresas consideradas "não essenciais" fecharam em todo o país de segunda a sábado. A circulação de automóveis entre províncias também foi proibida até o dia 27 de agosto.

O grande bazar de Teerã, que geralmente é muito movimentado, estava vazio nesta segunda-feira, o primeiro dia de restrições.

Em outras partes da capital, a maioria dos estabelecimentos também estava com as portas fechadas, exceto farmácias e mercearias.

As autoridades estão tentando impulsionar a campanha de vacinação, que começou em fevereiro. Mais de 15 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação