Militantes ambientalistas

Movimento ambientalista Extinction Rebellion estende protestos em Londres

O grupo, formado no Reino Unido em 2018, usa a desobediência civil para chamar a atenção para a inação de governos e grandes corporações sobre o aquecimento global

Agência France-Presse
postado em 23/08/2021 13:21 / atualizado em 23/08/2021 13:30
 (crédito: Tolga Akmen / AFP)
(crédito: Tolga Akmen / AFP)

Milhares de militantes ambientalistas do grupo de desobediência civil Extinction Rebellion (XR) se manifestaram nesta segunda-feira (23/8) no centro de Londres para dar início a duas semanas de grandes protestos contra a mudança climática.

Sob a vigilância de uma grande mobilização policial, os manifestantes se reuniram na Trafalgar Square, no coração da capital britânica.

No início desta nova ação do XR, nomeada "Rebelião impossível", os militantes bloquearam as ruas que levam à praça e instalaram uma grande estrutura rosa com o lema "venha para a mesa".

"O que estão esperando? Que sua cidade alague, ou que sua rua fique bloqueada com escombros e carros?", disse o ramo britânico do Extinction Rebellion no Twitter.

"A #EmergênciaClimática está acontecendo agora e a rebelião pela vida está acontecendo agora", acrescentou.

O grupo, formado no Reino Unido em 2018, usa a desobediência civil para chamar a atenção para a inação de governos e grandes corporações sobre o aquecimento global.

Desde seus primeiros protestos em Londres, os ativistas paralisaram repetidamente partes da capital e outras cidades com suas manifestações coloridas.

Seus protestos se espalharam para muitos países.

Essas duas semanas de protestos ocorrem enquanto o governo britânico se prepara para receber, em novembro, a cúpula climática COP26 na cidade escocesa de Glasgow.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação