Paratletas Afegãos

Paratletas do Afeganistão conseguiram deixar o país

Atletas do taekwondo, Zakia Judadadi e Hossain Rasuli representariam o Afeganistão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Agência France-Presse
postado em 25/08/2021 10:42 / atualizado em 25/08/2021 10:42
 (crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)
(crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

Os dois paratletas da delegação do Afeganistão foram retirados são e salvos do país, mas não participação nos Jogos Paralímpicos que começaram na terça-feira em Tóquio, anunciou o Comitê Paralímpico Internacional (CPI).

"Esforços foram feitos para retirá-los do Afeganistão e agora estão em um local seguro", declarou o porta-voz do CPI, Craig Spence, em uma entrevista coletiva em Tóquio.

"Não vou dizer onde estão porque não se trata de esporte, e sim de vidas humanas. Precisamos proteger as pessoas", completou.

De acordo com o canal australiano ABC, os dois integram um grupo de 50 atletas afegãos que foram levados para a Austrália, mas não há confirmação oficial das autoridades do país.

Spence também explicou que os dois não poderão disputar os Jogos: "Claramente passaram por uma experiência traumática, recebem assistência psicológica".

Atletas do taekwondo, Zakia Judadadi e Hossain Rasuli representariam o Afeganistão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Mas com a ofensiva relâmpago dos talibãs, que entraram em Cabul em 15 de agosto e controlam praticamente todo o país, os dois ficaram entre os muito afegãos que tentaram desesperadamente fugir do país a partir do aeroporto da capital, oúnico lugar ainda controlado provisoriamente pelo exército americano.

Judadadi, de 23 anos, seria a primeira mulher a representar o Afeganistão nos Jogos Paralímpicos.

Na terça-feira, a bandeira afegã foi exibida simbolicamente na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, apesar da ausência da delegação do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação