Diálogo

EUA diz que não participará de diálogos sobre o Afeganistão anunciados pela Rússia

Os Estados Unidos disseram que não vão participar dos diálogos sobre o Afeganistão anunciados pela Rússia e que também envolvem China e Paquistão.

Agence France-Presse
postado em 18/10/2021 17:11 / atualizado em 18/10/2021 17:12
 (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
(crédito: Brendan Smialowski / AFP)

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (18) que não vão participar dos diálogos sobre o Afeganistão anunciados para a semana que vem pela Rússia e que também envolvem China e Paquistão.

"Esperamos participar deste fórum no futuro, mas não estamos em condições de participar esta semana", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

O enviado russo Zamir Kabulov anunciou na sexta-feira passada a realização de tais negociações envolvendo quatro nações em Moscou, antecipando que elas teriam como objetivo "elaborar uma posição comum sobre a mudança da situação no Afeganistão".

Rússia, China e Paquistão estão entre as nações mais envolvidas com o Talibã desde que os fundamentalistas islâmicos tomaram o poder no Afeganistão em agosto, durante a retirada dos Estados Unidos após 20 anos de guerra.

Os Estados Unidos têm incentivado as nações a não reconhecerem o governo do Talibã, na esperança de influenciar questões fundamentais, incluindo os direitos das mulheres e meninas.

Price não quis explicar os problemas logísticos que impediram os Estados Unidos de comparecer.

As negociações acontecem em meio a uma disputa cada vez mais intensa sobre o número de diplomatas que os Estados Unidos podem credenciar em Moscou, embora os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin tenham concordado em buscar cooperação em outras áreas sempre que possível.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação