Pandemia

Noruega retoma restrições após aumento de casos de covid-19

O país escandinavo, que suspendeu todas as restrições no fim de setembro, também vai propor uma dose de reforço da vacina anticovid-19 a todas as pessoas com mais de 18 anos

Agence France-Presse
postado em 12/11/2021 12:07
 (crédito: Ina FASSBENDER / AFP)
(crédito: Ina FASSBENDER / AFP)

A Noruega vai voltar a aplicar restrições contra a covid-19 a nível nacional após o forte aumento de casos, o que permitirá aos municípios recorrer ao passaporte sanitário, anunciou o governo nesta sexta-feira (12).

O país escandinavo, que suspendeu todas as restrições no fim de setembro, também vai propor uma dose de reforço da vacina anticovid-19 a todas as pessoas com mais de 18 anos, informou o primeiro-ministro Jonas Gahr Støre, que descartou a possibilidade de confinamentos ou medidas drásticas.

"O governo quer introduzir novas medidas nacionais para conter os contágios", anunciou em uma entrevista coletiva. "Porém, não estamos falando de medidas de confinamento nem de medidas tão estritas como as que vimos anteriormente durante a pandemia", destacou o novo chefe de Governo.

Os casos de contato não vacinados com mais de 18 anos serão obrigados a fazer exames de detecção a partir de 16 de novembro, anunciou o Executivo, enquanto os profissionais de saúde não vacinados terão que fazer o teste duas vezes por semana e usar máscara.

Também retorna a recomendação de permanecer em casa, em caso de sintomas.

Nos últimos dias voltaram a ser impostas restrições locais na Noruega, país de 5,4 milhões de habitantes onde o número diário de novos casos se aproxima de 1.500.

As mortes também registraram aumento, mas permanecem em um número reduzido, com média de quatro óbitos por dia por covid-19 esta semana.

A Europa enfrenta um agravamento da situação epidêmica, em particular na Alemanha, Europa central e leste do continente.

As pessoas não vacinadas são, sem dúvida, as mais afetadas.

O continente é novamente o epicentro da pandemia, advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação