Denuncia

Epic Games denuncia o 'monopólio' da Apple e do Google

Presidente da Epic Games criticou a Apple e o Google de abusarem de seu controle sobre os mercados de aplicativos

Agence France-Presse
postado em 16/11/2021 14:29 / atualizado em 16/11/2021 14:30
 (crédito: CHRIS DELMAS)
(crédito: CHRIS DELMAS)

O presidente da gigante de videogames Epic Games criticou nesta terça-feira (16) a Apple e o Google, pedindo que os gigantes da tecnologia parem de abusar de seu controle sobre os mercados de aplicativos.

A Epic Games, criadora do popular jogo Fortnite, está em duras batalhas legais com a Apple e o Google, cujos sistemas operacionais rodam em quase todos os smartphones do mundo.

As duas empresas cobram taxas pelas transações feitas em suas lojas de aplicativos - App Store e Google Play - e garantem que são justificadas.

Mas os desenvolvedores de aplicativos estão cada vez mais hostis a essa política.

"A Apple e o Google (...) estão usando seu novo poder de monopólio para tributar e impedir a concorrência", disse o presidente da Epic, Tim Sweeney, na Conferência Global de Equidade de Ecosistema para Dispositivos Móveis em Seul.

“Não devemos permitir que essas duas empresas controlem nossas vidas digitais”, acrescentou.

A Epic quer forçar a Apple a abrir seu mercado a terceiros para evitar comissões que podem chegar a 30%.

Sweeney também atacou o Google por cobrar taxas por pagamentos que não processa. "Só um monopólio pode fazer isso", disse.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação