Vídeo

Com covid-19, presidente da República Tcheca faz solenidade dentro de 'jaula'

Mesmo infectado, ele precisou participar presencialmente da nomeação de Petr Fiala, como primeiro-ministro do país

Isabel Bernardes - Estado de Minas
postado em 28/11/2021 16:44
 (crédito: Roman VONDROUS / POOL / AFP)
(crédito: Roman VONDROUS / POOL / AFP)

De cadeiras de rodas e com COVID-19, o presidente da República Tcheca, Milos Zeman, nomeou Petr Fiala como primeiro-ministro do país neste domingo (28/11). A cerimônia, porém, foi muito incomum, pois Zeman precisou ficar em uma barreira de plástico, longe dos demais participantes.

A cerimônia aconteceu na casa de Zeman, no castelo de Lany (ao oeste de Praga) e foi transmitida ao vivo na televisão. Veja:

Milos Zeman foi diagnosticado com a infecção na quinta-feira (25/11) e precisou de tratamento, sendo encaminhado para o Hospital Militar de Praga. Ele teve alta, entretanto, ainda está com COVID-19 e transmitindo a doença. 

Apesar disso, uma estrutura foi montada na sala da cerimônia e Zeman permaneceu dentro dela enquanto fazia a solenidade. Ao terminar, foi retirado por uma pessoa equipada, da cabeça aos pés.

Ele precisou participar do momento, pois é obrigação do presidente confirmar a indicação do Parlamento, de acordo com a Constituição local.

Milos Zeman disse que tem a intenção de se reunir com os futuros ministros antes de 13 de dezembro, "para preparar a nomeação do Governo a partir dessa data".

O novo primeiro-ministro uniu seu partido ODS a dois partidos menores para formar a aliança Juntos, que ficou em primeiro lugar nas eleições gerais do mês passado.

'Juntos' derrotou por uma margem pequena o movimento ANO do bilionário primeiro-ministro Andrej Babis e depois uniu forças com outros dois partidos de centro: o antissistema Partido Pirata e 'Prefeitos e Independentes'.

Os cinco partidos controlam 108 das 200 cadeiras do Parlamento e decidiram a composição do futuro governo, além de uma declaração de política geral.

Fiala, um ex-cientista político, enfrentará a tarefa de lidar com uma das maiores taxas de infecção por COVID do mundo, incluindo um caso da nova variante ômicron.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação