Chile

Museu do Chile devolve moai à Ilha de Páscoa depois de 152 anos

O Museu de História Natural vai devolver ao povo rapa nui da Ilha de Páscoa o monolito de rocha basáltica moai Tau

Agence France-Presse
postado em 21/02/2022 17:35 / atualizado em 21/02/2022 17:35
 Museu do Chile devolve moai à Ilha de Páscoa depois de 152 anos -  (crédito:  AFP)
Museu do Chile devolve moai à Ilha de Páscoa depois de 152 anos - (crédito: AFP)

O Museu Nacional de História Natural do Chile anunciou nesta segunda-feira a devolução do moai Tau ao povo rapa nui da Ilha de Páscoa, localizada a 3.700 km do continente, no Oceano Pacífico, de onde ele foi retirado há 152 anos.

O moai Tau é um monolito de rocha basáltica que pesa 715 kg e foi retirado da Ilha de Páscoa de navio pela Marinha do Chile em 1870.

Com seu olhar carrancudo, boca retilínea e perfil barrigudo, o monolito está em exposição desde 1878 no Museu Nacional de História Natural de Santiago. Em 2018, a comunidade rapa nui pediu ao governo chileno a devolução do moai e de outras peças retiradas da ilha.

Devido à pandemia, apenas em em 2022 será concretizado o transporte da escultura, que será embarcada em um navio no porto de Valparaíso na próxima segunda-feira e fará uma viagem de cinco dias até á Ilha de Páscoa. "Hoje é um dia inédito. Pela primeira vez, um moai retornará à ilha a partir do continente", disse Consuelo Valdés, ministra chilena da Cultura e das Artes.

Para o povo rapa nui, os moai representam o espírito de seus ancestrais e são considerados a encarnação de uma pessoa e detentores de energia ancestral. "Para mim e para a representação do meu povo, é fundamental que o moai retorne à minha terra natal. Para eles e para mim, esse dia é muito esperado", comemorou Verónica Tuqui, representante da comunidade rapa nui.

Uma vez na Ilha de Páscoa, o moai será exposto no Museu Antropológico Padre Sebastián Englert. A comunidade rapa nui também solicitou ao Museu Britânico de Londres a devolução do moai Hoa Hakananai'a, levado da aldeia de Orongo sem autorização pelos ingleses em 1868.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação