Crise na Ucrânia

EUA anunciam sanções contra regiões separatistas do leste da Ucrânia

Joe Biden lançou uma ordem para "proibir novos investimentos, comércio e financiamento" dos EUA para regiões rebeldes da Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 21/02/2022 18:03 / atualizado em 21/02/2022 18:38
 (crédito: Getty Images via AFP)
(crédito: Getty Images via AFP)

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (21) sanções contra as regiões separatistas da Ucrânia, reconhecidas como independentes pouco antes pela Rússia e alertaram que mais medidas punitivas estavam na lista, caso sejam necessárias.


O presidente americano, Joe Biden, publicará uma ordem executiva para "proibir novos investimentos, comércio e financiamento por parte de americanos de, para ou nas regiões" pró-russas de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.


A porta-voz disse que as medidas "são independentes e serão agregadas às medidas econômicas rápidas e severas" que Washington tem "preparadas em coordenação" com seus aliados ocidentais "se a Rùssia invadir ainda mais a Ucrânia".


A Casa Branca qualificou, da mesma forma, o reconhecimento pela Rússia da independência das regiões separatistas da Ucrânia como uma "violação flagrante" de seus compromissos internacionais.


A presidência americana também divulgou que um telefonema entre Biden, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Sholz, tinha começado às 15H17 locais (17H17 de Brasília).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação