Rússia

Tiroteio em escola da Rússia deixa 15 mortos, incluindo 11 crianças

O atirador foi identificado como ex-aluno da escola onde o massacre ocorreu e vestia um "pulôver preto com simbologia nazista e uma balaclava"

Agence France-Presse
postado em 26/09/2022 13:02 / atualizado em 26/09/2022 13:02
 (crédito: RUSSIAN INVESTIGATION COMMITTEE / SMOTRI_MEDIA / AFP)
(crédito: RUSSIAN INVESTIGATION COMMITTEE / SMOTRI_MEDIA / AFP)

Ao menos 15 pessoas, incluindo 11 crianças, morreram em um tiroteio nesta segunda-feira (26/9) em uma escola de Izhevsk, na região central da Rússia, que o presidente russo Vladimir Putin chamou de "atentado terrorista desumano".

"Quinze pessoas morreram, incluindo 11 crianças e quatro adultos, e 24 ficaram feridas, incluindo 22 crianças e dois adultos", informou durante a tarde o Comitê de Investigações de Rússia, ao atualizar o balanço - o anterior citava 13 vítimas fatais.

O atirador, que cometeu suicídio de acordo com os investigadores, vestia "pulôver preto com simbologia nazista e uma balaclava". Ele foi identificado como um ex-aluno da escola, Artiom Kazantsev, nascido em 1988. "Estamos verificando se era ligado a posições neofascistas e à ideologia nazista", afirmou o comitê.

As autoridades publicaram um vídeo que mostra o corpo de um homem no chão, com sangue ao redor da cabeça. O pulôver tem uma suástica vermelha.

"Os policiais encontraram o corpo do homem que abriu fogo. De acordo com nossas informações, ele cometeu suicídio", afirmou o ministério russo do Interior.

O ataque aconteceu durante a manhã na escola n°88 de Izhevsk, cidade de quase 650.000 habitantes, capital da república de Udmurtia, que fica na região central do país, ao oeste dos Montes Urais, que dividem a parte europeia da parte asiática da Rússia. A localidade abriga as fábricas dos fuzis Kalashnikov.

O centro de ensino informa em seu site que tem quase mil alunos e 80 professores.

"Ato terrorista desumano"

O presidente russo Vladimir Putin denunciou um "ato terrorista desumano", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"O presidente chora profundamente pela morte de funcionários e crianças nesta escola em que foi cometido um atentado terrorista", afirmou Peskov, antes de destacar que Putin deseja a rápida recuperação dos feridos.

O governador da região, Alexander Brechalov, anunciou em um discurso emocionado que o atirador entrou na escola, matou um segurança e abriu fogo contra as crianças.

"A operação de retirada terminou e o perímetro está isolado", disse Brechalov no vídeo divulgado no Telegram. Ele também informou que a Guarda Nacional da Rússia, o FSB (Serviço Federal de Segurança) e as autoridades responsáveis pela investigação estavam no local.

Uma investigação foi aberta por "assassinato" e "porte ilegal de armas" pelo Comitê de Investigação da Rússia, principal órgão de investigação do país.

O tiroteio desta segunda-feira aconteceu em um momento de grande tensão em várias regiões da Rússia, após o anúncio da convocação militar de centenas de milhares de reservistas para a ofensiva na Ucrânia.

Nesta segunda-feira, um homem abriu fogo em um centro de recrutamento do exército russo na Sibéria e um militar ficou gravemente ferido.

O fenômeno dos tiroteios era algo raro no país, em particular nas escolas, mas nos últimos anos se tornou mais frequente, a ponto de o presidente Vladimir Putin expressar preocupação e atribuir as causas a eventos importados dos Estados Unidos e ao efeito perverso da globalização.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação