Guerra

Reino Unido anuncia novo grande envio de armas à Ucrânia

O objetivo da reunião é abordar os esforços atuais para combater a agressão russa na região nórdica e báltica com a Força Expedicionária Conjunta (JEF)

Agência France-Presse
postado em 18/12/2022 21:32
 (crédito: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)
(crédito: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciará na segunda-feira (18) um novo e significativo envio de artilharia para a Ucrânia, durante um encontro com seus pares nórdicos, bálticos e holandês na capital da Letônia, Riga, informou sua assessoria de imprensa.

O objetivo da reunião é abordar os esforços atuais para combater a agressão russa na região nórdica e báltica com a Força Expedicionária Conjunta (JEF).

Sunak anunciará que o Reino Unido fornecerá "centenas de milhares de cartuchos de munição de artilharia no próximo ano sob um contrato de 250 milhões de libras (304 milhões de dólares), garantindo um fluxo constante de munição de artilharia crucial para a Ucrânia em 2023", segundo um comunicado do gabinete do premiê.

O chefe de governo britânico vai pedir aos líderes a manutenção ou aumento dos níveis de apoio à Ucrânia no ano que vem, indica o comunicado.

O Reino Unido liderou a entrega de "ajuda defensiva à Ucrânia, incluindo vários sistemas de foguetes de lançamento múltiplo e, recentemente, 125 canhões antiaéreos".

Sunak visitou Kiev no mês passado para oferecer mais ajuda à Ucrânia em sua luta contra as forças russas desde a invasão de fevereiro.

A reunião da JEF, que reúne os dirigentes da Dinamarca, Estônia, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido, contará ainda com uma intervenção do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação