REINO UNIDO

Nova variante da covid-19 se espalha no Reino Unido; país monitora casos

O governo informou que continuará monitorando as variantes, com o intuito de entender a situação sanitária e até mesmo antecipar possíveis novas variações do vírus

Correio Braziliense
postado em 19/01/2023 14:19
 (crédito:  JAVIER TORRES/AFP)
(crédito: JAVIER TORRES/AFP)

A nova variante CH.1.1 da covid-19, também chamada de Orthrus, foi identificada pela primeira vez no país em novembro e tem se espalhado rapidamente. A Agência de Segurança Sanitária britânica estima que a variante possa ser responsável por cerca de 25% dos casos da doença no país, mas já pode ser dominante em algumas regiões, como Balckburn, Oxford e North West Leicestershire.

"A análise mostra que os casos de coronavírus no Reino Unido são compostos principalmente por BQ.1 e suas sublinhagens. Duas variantes, CH.1.1 e XBB.1.5, parecem ter uma vantagem de crescimento no Reino Unido. Ambos são variantes da família Ômicron", afirmou a agência.

O governo do Reino Unido informou que continuará monitorando as variantes, com o intuito de entender a situação sanitária e até mesmo antecipar possíveis novas variações do vírus.

"A vacinação continua sendo nossa melhor defesa contra futuras ondas de covid-19, por isso ainda é importante que as pessoas tomem todas as doses para as quais são elegíveis o mais rápido possível", disse Meera Chand, diretora de infecções clínicas e emergentes da Agência de Vigilância Sanitária do Reino Unido.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE