ESCRAVIDÃO

Passado escravocrata da Angola para o Brasil é revelado em documentário

Jornalista descobre o passado escravocrata da família, que ganhou prestígio, há 200 anos, traficando pessoas da Angola para o Brasil. O trabalho de investigação é a base do documentário Debaixo do tapete, a ser lançado, em breve, em Portugal

Vicente Nunes - Correspondente
postado em 20/03/2023 06:00 / atualizado em 20/03/2023 07:47
 (crédito:  Carlos Costa/Divulgação)
(crédito: Carlos Costa/Divulgação)

Lisboa — Foi na conversa com a avó, Lourdes Abreu, que a jornalista Catarina Demony, então com 18 anos, teve a certeza do passado escravocrata de sua família. A jovem, com toda a sua inquietude, ficou intrigada com aquela questão, mas sua mudança de Lisboa para Londres acabou fazendo com que o assunto se perdesse entre tantos outros. Anos se passaram até que, de volta à capital portuguesa, em 2018, como correspondente da agência de notícias Reuters, ela resolveu revisar aquela história que tanto a incomodava. Precisava, de alguma forma, mostrar que muitos dos absurdos cometidos por seus familiares há mais de 200 anos, como o tráfico negreiro, estão na raiz do racismo que permeia a sociedade portuguesa.

A história da família Matoso de Andrade e Câmara remonta ao século 18, quando o então soldado Manuel desembarcou em Angola, onde o comércio de escravos já era um negócio altamente lucrativo. A adesão dos antepassados de Catarina ao tráfico de pessoas não demorou muito, resultando em enriquecimento e muito prestígio político. A jornalista está certa, com base nas muitas pesquisas que realizou, que a maior parte dos escravizados por seus familiares foi parar no Brasil, mais precisamente em Pernambuco. "As rotas dos navios negreiros que eu encontrei tinham como destino, em grande maioria, Pernambuco, porta de entrada para os negócios dos meus antepassados", afirma.

Foi preciso uma dedicação enorme para que a jornalista conseguisse reconstruir o passado de crueldade de seus familiares. Ela conta que não havia praticamente nenhum registro nas documentações da época sobre o envolvimento de seus antepassados com o comércio de escravos. "Foi uma das coisas que mais me impressionaram, pois eram pessoas com poder em Angola, em Luanda (hoje capital do país), que trabalhavam na Câmara, no Senado. Nada as ligava ao tráfico negreiro, a única coisa que destacavam eram esses cargos", relata. Isso deixa claro, no entender dela, que havia uma tentativa de eliminar fatos da história, como o tráfico de pessoas, e só falar dos escravocratas por meio dos cargos que ocupavam e do prestígio que ostentavam.

"Fiquei chocada, pois essa realidade me comprovou que houve realmente uma tentativa, por se tratar de casos sensíveis em Portugal, de eliminar a história, de não querer que ela fosse contada", ressalta a jornalista, que reuniu todas as pesquisas e entrevistas em um documentário, intitulado Debaixo do tapete, que será lançado em breve, em território luso. "Com as conversas, com a leitura, percebi o que os meus antepassados e os antepassados de tantas outras pessoas fizeram. E isso precisa ser mostrado e debatido, pois a sociedade portuguesa ainda carrega muito desse passado colonialista, que se traduz em racismo", frisa.

Divisão familiar

Catarina reconhece que a real história de seus antepassados sempre foi um tabu na sua família e no seu país. "Não era um assunto que estivesse presente na minha vida familiar. Mas vou ser sincera, quando ouvi a informação da minha avó por parte de mãe, não foi algo que me chocou, uma vez que eu já havia pensado naquilo antes. Questionava algumas coisas, como, por exemplo, por que a minha família tinha uma vida tão abastada em Angola? De onde tinha vindo o dinheiro da família? Eram indagações que eu me fazia durante a minha adolescência, na minha cabeça", diz. "Comecei, então, a pesquisar e descobri que meus antepassados, que já haviam sido investigados por historiadores brasileiros, não eram simplesmente pequenos comerciantes de escravizados, mas grandes traficantes de pessoas", acrescenta.

Pelos dados de posse da jornalista, era enorme a quantidade de pessoas que entravam nos navios negreiros, das que chegavam ao Brasil e das que morriam no meio do caminho. "Realmente, o tráfico pelo Atlântico foi um negócio gigantesco, um crime cometido há 200 anos, com consequências gravíssimas na nossa sociedade ainda hoje", destaca. Por isso, ela está convencida de que esse tema tem de ser mais falado. "Se as consequências são tão visíveis, mostra o quanto é importante falarmos sobre esse assunto", reforça.

A convicção de Catarina de escancarar a história dos antepassados traficantes de escravos não encontrou respaldo em toda a sua família. Houve uma divisão clara no clã. "Um grupo me apoiou bastante desde o início, como foi o caso da minha avó Lourdes. Ela me deu muita motivação para continuar pesquisando e até aceitou fazer parte do documentário, ser entrevistada. Outra parte ficou reticente diante da perspectiva de se tirar essa parte da história de debaixo do tapete. Alguns não querem ser associados a esse passado assustador, ainda há muita vergonha em relação a esse tema", conta, lembrando que a pessoa viva mais velha ligada aos fatos é sua bisavó Maria Clementina, que completou 100 anos, também presente no filme.

O depoimento da avó Lourdes, por sinal, revela que o local onde funciona hoje o Museu Nacional da Escravatura, em Luanda, foi uma fazenda da família Matoso de Andrade e Câmara. No prédio, havia uma capela em que os escravos eram batizados antes de serem enviados para as Américas e para a Europa. "Ela também se lembra de, quando mais nova, ir ao cemitério no Alto das Cruzes para visitar seus antepassados. Hoje, sabe-se que alguns desses túmulos eram de traficantes de escravos", ressalta Catarina, que diz estar preparada para as reações negativas ao expor feridas que Portugal quer manter escondidas. "Tenho certeza quase absoluta de que não faltarão críticas, porque o português continua não querendo admitir que há uma relação direta entre o nosso passado colonial e o racismo", enfatiza.

O primeiro tiroteio contra ela veio após uma entrevista que deu à Agência Lusa. Uma hora depois de o vídeo com seus depoimentos ser liberado, as caixas de mensagens nas redes sociais estavam lotadas de discursos de ódio. Parcela importante desse ataque partiu de apoiadores da extrema-direita, que alimenta um discurso de xenofobia e de negação de que há racismo em Portugal. "De qualquer forma, espero dar um pequeno contributo para uma conversa que Portugal precisa ter consigo próprio, que os portugueses precisam ter consigo próprios e com a sua história. Portanto, se conseguir isso, será mais importante do que qualquer mensagem de ódio que venha a receber de fanáticos", afirma a jornalista.

Imigração e segregação

Catarina admite que já presenciou vários casos de racismo em Portugal, inclusive na sua família e entre amigos próximos. "Os episódios de racismo acontecem diariamente, e, ao longo do tempo, muitas vítimas foram ignoradas por nós. Hoje, há muitas plataformas para denúncias", frisa. Ela chama a atenção para as falas da também jornalista Paula Cardoso, que está no documentário, sobre a importância da representatividade, da importância de se dar voz a todos, de serem líderes na sociedade, o que não se vê em Portugal.

"Na minha opinião, há um pouco do estereótipo do racismo que está entranhado no DNA de parte da sociedade portuguesa. Quando uma pessoa negra se candidata, por exemplo, a um trabalho qualificado e envia um currículo, já pela fotografia ela é descartada. A expectativa de alguns líderes do mundo empresarial português, quando pensam em alguém qualificado, educado, a primeira imagem que vem à cabeça é de uma pessoa branca", ressalta.

Não é só. A jornalista conta que Portugal insiste nos erros na educação dos jovens ao não tratar de forma clara o colonialismo e o racismo. Ela relembra que a sua geração cresceu com livros de história e manuais escolares, na sua grande maioria, enfatizando o que era positivo do colonialismo e dos chamados descobrimentos, mas que pouco falavam sobre a escravatura. "Só recentemente se começou a comentar mais sobre os massacres que aconteceram nas colônias. Isso não era algo que os professores ensinavam nas escolas."

Na opinião de Catarina, a forte onda de imigração para Portugal, sobretudo de ex-colônias, tende a ter um impacto positivo no país, por estimular conversas importantes sobre discriminação racial e xenofobia. Ela vê, no entanto, o risco de o governo português, que gosta de dizer que Portugal é um país muito aberto a todos, não criar mecanismos que estimulem a inserção de estrangeiros na sociedade. "O que acontece quando esses imigrantes chegam a Portugal? Que medidas concretas são implementadas para promover a integração dessas pessoas? Creio que aí pecamos um pouco, porque há muitos entraves na sociedade portuguesa", explica. Ela vai além: "O processo de integração de estrangeiros implica em se ter conversas sobre racismo, cotas, resultados. Não há dados étnico-raciais nos censos de Portugal, por exemplo".

O resultado da falta de políticas consistentes para a incorporação efetiva dos imigrantes à sociedade é a segregação social que prevalece em Lisboa. Os afrodescendentes estão confinados nas periferias da cidade, e a população branca ocupa as áreas mais nobres. "Essa divisão social existe e está mais do que evidente na sociedade portuguesa, que se habituou a isso, normalizou essa situação, que vem desde os tempos coloniais. Mas não há nada de normal nisso. É segregação", complementa. Essa realidade remete a uma conversa que a jornalista teve com a avó. "Quando lhe perguntei sobre racismo em Angola, ela disse que tinha visto. Mas veio a observação: a vida é assim. Parece que, hoje, ainda pensamos assim."

À espera de um memorial

Tema que provoca enorme comoção em Portugal, a ponto de não ser tocado em muitas escolas, o passado escravocrata do país será retratado em um memorial a ser construído pela Prefeitura de Lisboa. O projeto foi aprovado em 2019, mas ainda depende de avaliação de várias áreas do poder público para sair do papel. A demora tem levantado dúvidas sobre o real comprometimento do atual prefeito, Carlos Moedas, do PSD, de centro-direita, de levar o empreendimento adiante. Ele critica o fato de os defensores do memorial apoiarem a retirada de monumentos históricos de Lisboa por retratarem personagens acusados de massacres nas antigas colônias portuguesas e de comércio de escravos.

"O projeto vai sair", garante Moedas, que diz ser a favor do memorial. Mas, para ele, é importante deixar claro que, ao reconhecer a tragédia da escravidão, sobretudo nos tempos do Brasil colônia, não se deve limar personagens importantes da história portuguesa por envolvimento com o tráfico negreiro. "A única política que sou contra é a de cancelar aquilo que é a história, ou seja, a nossa história, que tem o bem e o mal. Não devemos cancelar, nem um nem outro. Portanto, sou totalmente a favor de se ter um memorial sobre a escravatura, mas também sou totalmente a favor de que nós não retiremos estátuas ou símbolos da nossa cidade que representam a nossa história, com os erros que foram cometidos", afirma.

Para o prefeito, ao assumir os dois lados da história, será possível corrigir o futuro. "Temos de olhar para o nosso passado com os olhos bem abertos. Eu posso contar aos meus filhos sobre os erros que cometemos, o que fizemos de mal, e o que fizemos de bem, mas não dizer que apagamos a história", reforça. No entender dele, o discurso daqueles que têm pensamento mais radical, como os que pregam a retirada dos brasões da Praça do Império, que representam o período colonialista, não deve prevalecer.

"Há uma diferença entre um pensamento mais radical de esquerda e um pensamento mais centrista. E eu assumo isso como político. Quem tem esse pensamento mais radical deve respeitar a minha visão, que não é nem de dizer não ao memorial da escravatura, nem também de acabar com uma praça que sempre existiu, dizer que a praça agora vai ser mudada, vai ser arrancada, que se vai destruir. Não faz sentido", ressalta o prefeito.

Segundo Moedas, não há má vontade política contra o memorial da escravatura. Ele acrescenta que a demora para se tirar projetos do papel é natural no setor público, porque há um longo processo a ser seguido. "Precisamos de pareceres de vários serviços da Câmara Municipal. Esse é o curso normal. Mas há vontade política de fazer o que está combinado. É preciso lembrar que o processo democrático tem o seu tempo. Inaugurei, recentemente, um centro de saúde que começou a ser construído em 2017", conta.

Na avaliação de Moedas, os populistas gostam de dizer que acabariam com todos esses processos burocráticos, destruiriam estátuas e fariam um memorial de um dia para o outro. "É esse populismo, à esquerda e à direita, que reforça o radicalismo que hoje temos, pessoas que pensam que podem destruir as instituições e apagar a história", enfatiza. 

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À espera de um memorial

 (crédito:  Vicente Nunes/CB/D.A Press)
crédito: Vicente Nunes/CB/D.A Press

Tema que provoca enorme comoção em Portugal, a ponto de não ser tocado em muitas escolas, o passado escravocrata do país será retratado em um memorial a ser construído pela Prefeitura de Lisboa. O projeto foi aprovado em 2019, mas ainda depende de avaliação de várias áreas do poder público para sair do papel. A demora tem levantado dúvidas sobre o real comprometimento do atual prefeito, Carlos Moedas, do PSD, de centro-direita, de levar o empreendimento adiante. Ele critica o fato de os defensores do memorial apoiarem a retirada de monumentos históricos de Lisboa por retratarem personagens acusados de massacres nas antigas colônias portuguesas e de comércio de escravos.

"O projeto vai sair", garante Moedas, que diz ser a favor do memorial. Mas, para ele, é importante deixar claro que, ao reconhecer a tragédia da escravidão, sobretudo nos tempos do Brasil colônia, não se deve limar personagens importantes da história portuguesa por envolvimento com o tráfico negreiro. "A única política que sou contra é a de cancelar aquilo que é a história, ou seja, a nossa história, que tem o bem e o mal. Não devemos cancelar, nem um nem outro. Portanto, sou totalmente a favor de se ter um memorial sobre a escravatura, mas também sou totalmente a favor de que nós não retiremos estátuas ou símbolos da nossa cidade que representam a nossa história, com os erros que foram cometidos", afirma.

Para o prefeito, ao assumir os dois lados da história, será possível corrigir o futuro. "Temos de olhar para o nosso passado com os olhos bem abertos. Eu posso contar aos meus filhos sobre os erros que cometemos, o que fizemos de mal, e o que fizemos de bem, mas não dizer que apagamos a história", reforça. No entender dele, o discurso daqueles que têm pensamento mais radical, como os que pregam a retirada dos brasões da Praça do Império, que representam o período colonialista, não deve prevalecer.

"Há uma diferença entre um pensamento mais radical de esquerda e um pensamento mais centrista. E eu assumo isso como político. Quem tem esse pensamento mais radical deve respeitar a minha visão, que não é nem de dizer não ao memorial da escravatura, nem também de acabar com uma praça que sempre existiu, dizer que a praça agora vai ser mudada, vai ser arrancada, que se vai destruir. Não faz sentido", ressalta o prefeito.

Segundo Moedas, não há má vontade política contra o memorial da escravatura. Ele acrescenta que a demora para se tirar projetos do papel é natural no setor público, porque há um longo processo a ser seguido. "Precisamos de pareceres de vários serviços da Câmara Municipal. Esse é o curso normal. Mas há vontade política de fazer o que está combinado. É preciso lembrar que o processo democrático tem o seu tempo. Inaugurei, recentemente, um centro de saúde que começou a ser construído em 2017", conta.

Na avaliação de Moedas, os populistas gostam de dizer que acabariam com todos esses processos burocráticos, destruiriam estátuas e fariam um memorial de um dia para o outro. "É esse populismo, à esquerda e à direita, que reforça o radicalismo que hoje temos, pessoas que pensam que podem destruir as instituições e apagar a história", enfatiza. (VN)

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