Vaticano

Papa expressa profunda preocupação com a violência no Oriente Médio

Diante de 100.000 fiéis reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano, o pontífice expressou sua "profunda preocupação" com a nova onda de tensão no Oriente Médio

Agência France-Presse
postado em 09/04/2023 11:46
 (crédito: Andreas SOLARO / AFP)
(crédito: Andreas SOLARO / AFP)

O papa Francisco condenou neste domingo (9) os muitos "obstáculos" que impedem a paz no mundo, incluindo a nova espiral de violência no Oriente Médio, em sua tradicional bênção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo) após a missa de Páscoa.

Diante de 100.000 fiéis reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano, o pontífice expressou sua "profunda preocupação" com a nova onda de tensão no Oriente Médio, que ameaça o "diálogo" entre israelenses e palestinos.

As violências em Jerusalém e na região esta semana "ameaçam o desejado desejado clima de confiança e respeito recíproco, necessário para retomar o diálogo entre israelenses e palestinos", declarou o papa de 86 anos.

As declarações de Francisco foram pronunciadas após a violenta intervenção da polícia israelense na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, na quarta-feira.

A retirada dos fiéis palestinos em pleno período de festas religiosas (Ramadã muçulmano, Páscoa judaica) provocou muitas críticas e uma nova espiral de violência na região.

O episódio mais recente da escalada de violência aconteceu neste domingo. O exército israelense anunciou que atacou a Síria em resposta ao lançamento de foguetes contra as Colinas Golã (território anexado), após vários dias de ataques similares a partir do Líbano e da Faixa de Gaza.

Durante a bênção, Francisco também mencionou a invasão da Ucrânia por tropas da Rússia e fez um apelo a confortar "os feridos" e os que perderam "entes queridos por causa da guerra".

O pontífice pediu à comunidade internacional para "acabar com esta guerra e todos os conflitos que ensanguentam o mundo".

Francisco citou quase 20 países, incluindo Síria e Turquia, que em fevereiro sofreram terremotos devastadores que mataram mais de 56.000 pessoas.

O papa também mencionou o Haiti, que "está sofrendo há vários anos uma grave crise sociopolítica e humanitária" e reconheceu os esforços da comunidade internacional para buscar uma solução aos "problemas que afligem esta população".

Além disso, ele citou a Nicarágua no momento em que enviou uma mensagem às "comunidades cristãs" que celebram a Páscoa "em circunstâncias particulares" e recordou "aqueles que estão impedidos de professar livre e publicamente sua fé".

O papa, com a saúde cada vez mais frágil e que utiliza uma cadeira de rodas para seus deslocamentos devido às dores em um joelho, também presidiu a missa do Domingo de Páscoa antes de percorrer a Praça de São Pedro no papamóvel.

No sábado à noite, ele comandou a missa da Vigília Pascal na Basílica de São Pedro de Roma, durante duas horas e meia, na presença de quase 8.000 pessoas. Francisco ficou hospitalizado durante três dias na semana passada para tratar uma bronquite.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE