ESTADOS UNIDOS

Meta "migra" seguidores para nova conta do governo Trump automaticamente

Recurso mudou os seguidores das contas oficiais da presidência de Biden para os perfis da nova gestão sem avisar os usuários

Usuário ficaram surpresos ao perceber que estavam seguindo Trump na conta oficial da presidência sem terem solicitado -  (crédito: KEVIN LAMARQUE/POOL/EPA-EFE/REX/Shutterstock)
x
Usuário ficaram surpresos ao perceber que estavam seguindo Trump na conta oficial da presidência sem terem solicitado - (crédito: KEVIN LAMARQUE/POOL/EPA-EFE/REX/Shutterstock)

Após a posse presidencial nos Estados Unidos, usuários das redes sociais da Meta — Facebook e Instagram  ficaram surpresos ao ver que estavam seguindo Donald Trump, J. D. Vance e Melania Trump nas contas oficiais da presidência, vice-presidência e primeira-dama. Isso aconteceu com pessoas que seguiam os ocupantes dos cargos na gestão passada: Joe Biden, Kamala Harris e Jill Biden. 

Os usuários @POTUS, @VP e @FLOTUS (siglas para Presidente dos Estados Unidos, vice-presidente e primeira-dama dos Estados Unidos) são utilizados por todos os ocupantes dos cargos. No entanto, a cada novo mandato, uma nova conta é criada e a do antecessor muda de nome. No caso de Joe Biden, a conta agora aparece com o nome “potus46archive”, já que o democrata foi o 46º presidente do país. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A revolta dos internautas aconteceu porque a Meta implementou um recurso de seguimento automático, o que fez com que todos que seguiam as antigas contas da administração Biden seguissem os perfis oficiais do governo Trump, que foram criados em janeiro deste ano. O seguimento foi implementado sem considerar a preferência dos usuários, o que fez com que opositores seguissem o republicano, e não teve qualquer aviso prévio. 

Alguns perfis, como foi o caso da cantora Demi Lovato, também reclamaram que continuavam seguindo os perfis, apesar de já terem tentado para de seguir. “Eu deixei de seguir esse cara duas vezes”, escreveu a artista ao lado de uma captura de tela em que aparece como seguidora do vice J. D. Vance.  

“Ei @Meta Eu deixei de seguir e bloqueei as contas do potus, vp e da Casa Branca no @instagram duas vezes agora e fui adicionado novamente apesar do bloqueio”, diz publicação dela no X. 

 

Gabriella Braz
postado em 22/01/2025 15:14 / atualizado em 22/01/2025 15:14