OPERAÇÃO

Membros de cartel que traficava drogas para Coreia do Sul são presos no Brasil

Prisão realizada pela Polícia Federal sob investigação conjunta com órgãos internacionais foi anunciada pela guarda costeira do país asiático na última segunda (3/1) 

A Guarda Costeira da Coreia anunciou, na última segunda-feira (3/1), que seis membros de uma organização criminosa de tráfico de drogas, que contrabandeou cerca de 100 kg de cocaína para o país asiático, foram apreendidos no Brasil. A prisão foi realizada pela Polícia Federal, conforme noticia o portal sul-coreano Korea JoongAng Daily. 

Aproximadamente R$ 137 milhões em cocaína foram contrabandeados para um navio de carga atracado no Porto de Busan, na Coreia do Sul. Descobertas em janeiro do ano passado pela guarda costeira do país, informações sobre o esquema foram compartilhadas em investigação conjunta com a Interpol, a Drug Enforcement Administration dos Estados Unidos e a Polícia Federal do Brasil. 

A corporação brasileira apreendeu seis traficantes envolvidos no cartel, em novembro de 2024, com mais uma tonelada de substâncias ilícitas. A organização criminosa contrabandeava também para outros países, como a China e a Espanha.  

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Um oficial da Guarda Costeira da Coreia informou, segundo o JoongAng Daily, que todo o esquema foi descoberto com a ajuda do órgão no Brasil: “Em colaboração com a Polícia Federal Brasileira e outros, descobrimos tudo, desde o processo do cartel internacional de drogas de selecionar navios de carga para transportar as drogas até os métodos de embalagem e ocultação da cocaína”. 

Mais Lidas