ORIENTE MÉDIO

Mais três reféns israelenses com dupla nacionalidade são libertados pelo Hamas

Desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro, foram libertados 19 reféns israelenses ou com dupla nacionalidade

Três homens israelenses, todos com dupla nacionalidade, foram libertados neste sábado (15/2) no âmbito da trégua entre Israel e Hamas. Seguindo o acordo previsto, o Hamas entregou em Khan Yunis, no sul de Gaza, o israelense-argentino Yair Horn, 46 anos; Sasha Trupanov, um russo-israelense de 29 anos; e o americano-israelense Sagui Dekel-Chen, 36 anos.

Desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro, foram libertados 19 reféns israelenses ou com dupla nacionalidade e cinco tailandeses.

A primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns antes do começo de março, inclusive oito que estão mortos, em troca de cerca de 1.900 palestinos detidos por Israel.

Ahmad GHARABLI / AFP -
Ahmad GHARABLI / AFP -

Em troca dos três reféns, Israel deve libertar, também neste sábado, 369 presos palestinos. O cessar-fogo esteve por um fio esta semana, em meio a acusações de violações do acordo.

O Hamas ameaçou atrasar a libertação dos reféns, prevista para este sábado, e Israel respondeu sugerindo a retomada da guerra. A intervenção do Catar e do Egito permitiu remediar a situação.

"Estamos trabalhando de forma plenamente coordenada com os Estados Unidos para recuperar o quanto antes todos os nossos reféns, tanto os vivos quanto os mortos, e estamos plenamente preparados para o que virá, em todos os aspectos", informou, em um comunicado, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Os três reféns libertados

O argentino-israelense Yair Horn, que completou 46 anos enquanto estava em cativeiro, foi sequestrado em casa no kibutz Nir Oz, juntamente com o irmão, Eitan Horn, que estava de visita. Ele faz parte do grupo de 33 reféns previsto para ser libertado com prioridade porque tem diabetes.

AFP - Esta combinação de imagens mostra os três reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023 e libertados neste sábado: o israelense-americano Sagui Dekel-Chen, o israelense-russo Sasha Trupanov e o israelense-argentino Yair Horn

Sasha Trupanov, russo-israelense que completou 29 anos enquanto estava em cativeiro, foi sequestrado juntamente com a companheira, Sapir Cohen, no kibutz Nir Oz, onde estavam visitando familiares. O pai dele, Vitali Trupanov, foi assassinado durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. 

A parceira de Sasha, a mãe dele, Elena Trupanov, e a avó, Irena Tati, foram libertadas durante a primeira trégua, no final de novembro de 2023.

O americano-israelense Sagui Dekel Chen foi sequestrado no kibutz Nir Oz enquanto tentava proteger a família. Ele deixou a mulher grávida e duas filhas. A companheira dele, Avital Dekel Chen, deu à luz, em dezembro de 2023, a terceira filha do casal, que recebeu o nome Shahar, que significa "amanhecer" em hebraico.

Na rede social Truth, Donald Trump celebrou a libertação do refém americano e disse que apoiará Netanyahu integralmente em qualquer decisão, caso o Hamas recue do cessar-fogo. 


Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Com informações da AFP*

 

Mais Lidas