No boletim anterior, de sábado, foi relatado que a condição do religioso foi estabilizada - (crédito: Alberto PIZZOLI / AFP)
A noite do papa Francisco foi tranquila e o pontífice segue repousando, informou o Vaticano neste domingo (2/3), em um comunicado sem muito detalhes, como tem sido praxe nos boletins divulgados pela manhã.
Em 2013, o papa Francisco lotou a Praia de Copacabana durante celebração da Jornada Mundial da Juventude
Renan Olivetti/ Jornada Mundial da Juventude
A primeira viagem internacional de Francisco, enquanto papa foi para o Brasil, em julho de 2013
Samantha Ciraudo / Jornada Mundial da Juventude
Jovens fiéis do mundo todo participaram da Jornada Mundial da Juventude, que teve como tema: "Ide e fazei discípulos de todos os povos"
Jonas Pavão / Jornada Mundial da Juventude
Segundo o Ministério do Turismo, a vinda do papa ao Brasil movimentou cerca de R$ 1,8 bilhões durante o evento
Reprodução Youtube AFP
Francisco foi recebido com carinho e devoção
Samantha Ciraudo / Jornada Mundial da Juventude
Durante a Jornada Mundial da Juventude, o papa ganhou uma imagem de São Francisco de uma fiél que estava em Copacabana
Reprodução Youtube AFP
Entre os dias 22 e 29 de julho, Francisco esteve no Brasil e participou de diversas atividades voltada aos jovens cristãos
Ronaldo Correa / Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude é conhecida por sua capacidade de reunir jovens de diferentes culturas, nações e origens
Marcelo Muca / Jornada Mundial da Juventude
No total, 427 mil inscrições foram realizadas na Jornada Mundial da Juventude, por pessoas de 175 países
Fabio Beretta / Jornada Mundial da Juventude
Bebês e crianças foram levados até a presença do Papa para que os pequenos fossem abençoados
Reprodução Youtube AFP
Na Missa de Envio, destinada a encorajar os jovens missionários, Francisco pediu que os jovens não tenham medo de servir
Thuany Souza / Jornada Mundial da Juventude
O papa incentivou os jovens a serem atores da mudança: "Por favor, não deixem para outros o ser protagonistas da mudança! Vocês são aqueles que têm o futuro!"
Fabio Santoro / Jornada Mundial da Juventude
O público presente à Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, segundo dados da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Reprodução Youtube AFP
O encerramento do evento contou com uma missa para autoridades; A então presidente Dilma Rousseff esteve na celebração, mas retornou para Brasília em seguida. Michel Temer, vice-presidente protagonizou a foto de despedida com o papa
Ronaldo Correa / Jornada Mundial da Juventude
Ainda conforme o Vaticano, Francisco alternou entre ventilação mecânica não invasiva e longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo. Além disso, os parâmetros hemodinâmicos do papa "sempre se mantiveram estáveis; ele continuou a se alimentar sozinho e fez fisioterapia respiratória regularmente, cooperando ativamente".
Neste domingo (2/3), Francisco esteve ausente na tradicional mensagem do Angelus na Praça de São Pedro pela terceira semana consecutiva. Em sua mensagem do hospital, o pontífice agradeceu a todos os fiéis do mundo pelas orações, que o fazem se sentir "apoiado" e também aos médicos que "cuidam" dele. Ele ainda destacou a oportunidade de compartilhar em corpo e espírito a condição de tantas pessoas doentes e sofredoras.
"Obrigado a todos! Rezo por vocês também. E rezo acima de tudo pela paz. Daqui, a guerra parece ainda mais absurda. Rezamos pela atormentada Ucrânia, pela Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão, Kivu", conclui Francisco.
O líder religioso está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro por uma bronquite que levou a uma pneumonia dupla. Desde então, não fez nenhuma aparição pública. Durante esse período, Jorge Bergoglio recebeu apoio de líderes de vários países, como Brasil, Venezuela e Estados Unidos, enquanto orações por sua rápida recuperação eram enviadas de Buenos Aires ao hospital romano.