TRAGÉDIA

44 pessoas morrem após teto de boate desabar na República Dominicana

Episódio ocorreu na madrugada desta terça (8/4) durante show de um cantor de merengue. Não se sabe quantas pessoas estavam na casa noturna, cuja capacidade era de cerca de 1,7 mil pessoas

44 corpos de vítimas do desabamento do teto de uma casa noturna na República Dominicana foram recuperados, nesta terça-feira (8/4), por autoridades do país. A tragédia ocorreu durante a madrugada, enquanto ocorria show de um cantor popular de merengue.

Pelo menos 150 pessoas teriam ficado feridas, segundo informações da agência de notícias France-Presse. Entre os mortos estão um ex-jogador de beisebol da Major League americana e a governadora de uma província dominicana. 

Mais de 370 socorristas e 150 ambulâncias compõem equipes de resgate que buscam mais corpos e sobreviventes. A boate Jet Set, localizada em Santo Domingo, capital do país caribenho, tinha capacidade para 700 pessoas em mesas e cerca de mil em pé. Não há, porém, um balanço oficial do número de pessoas presentes no show que ocorria durante o episódio. Confira o momento do desabamento:

De acordo com a AFP, milhares de pessoas se aglomeraram em volta da casa noturna, em hospitais e no necrotério em busca notícias sobre parentes que estavam na festa. Mais cedo, quando o número de vítimas ainda estava em 27, o diretor do Centro de Operações de Emergências do país havia falado em “134 transferências” para hospitais — o que seria “equivalente a 150 ou 180 pacientes”. O número de feridos ainda não foi atualizado. 

AFP -
AFP -
AFP -
Francesco SPOTORNO/AFP -
Rainieri Ferrer/AFPTV/Noticias RNN/AFP -
Francesco SPOTORNO / AFP -

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

À mídia local, uma das sobreviventes contou que, em um momento durante o show, começou a cair terra em bebidas e mesas. “Quando fomos nos sentar, uma pedra caiu e rachou a mesa onde estávamos”, relembra. “Saímos como pudemos, meu filho ia voltar para pegar o casaco e um senhor o empurrou e os escombros caíram sobre o outro senhor.” 

O empresário do cantor popular de merengue Rubby Pérez, de 69 anos, que se apresentava na boate durante o ocorrido, disse que pensou que fosse um terremoto. Tanto o artista como a filha dele teriam sido resgatados com vida, embora o paradeiro dele não seja conhecido até o momento, mas um dos saxofonistas da banda morreu. 

Além dele, o jogador aposentado de beisebol Octavio Dotel que jogou por 15 temporadas, em 13 times americanos, na Major League, de 51 anos, teria sido retirado dos escombros com vida, mas não resistiu à chegada em um centro de saúde. A governadora da província dominicana de Monte Cristi, Nesly Cruz, também estaria entre as vítimas fatais. 

Mais Lidas