
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu deixar a cúpula do G7, realizada no Canadá, na noite desta segunda-feira (16/5). De acordo com a Casa Branca, o republicano precisou voltar a Washington para resolver “assuntos muito importantes” sobre o confronto entre Israel e Irã.
"Devido aos acontecimentos no Oriente Médio, o presidente Trump partirá esta noite após o jantar com os chefes de Estado", escreveu a secretária de imprensa dos EUA, Karoline Leavitt, na rede social X.
- Leia também: Ataque israelense atinge TV estatal do Irã; veja vídeo
- Leia também: Netanyahu diz que não descarta matar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei
O anúncio ocorre logo após Trump afirmar que “todos devem evacuar Teerã imediatamente”, em postagem na plataforma Truth Social. A capital do Irã abriga quase 10 milhões de pessoas.
A mensagem de Trump serve como endosso aos alertas do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que lançou um ataque em massa contra o Irã.
Mais cedo, o Exército israelense emitiu um aviso pedindo que moradores de um distrito de Teerã evacuassem, repetindo a tática usada em Gaza, onde deslocou a maior parte da população palestina desde os ataques de 7 de outubro de 2023.
- Leia também: Trump alerta que "todos devem evacuar Teerã imediatamente"
- Leia também: Autoridades ignoraram recomendação para evitar viagens a Israel, diz Itamaraty
Trump tem evitado responder diretamente se os Estados Unidos participarão das ações militares israelenses, embora afirme que o país não esteve envolvido nos ataques iniciais.
Em conversa anterior com jornalistas na cúpula do G7, que termina nesta terça-feira, Trump declarou: "Assim que eu sair daqui, vamos fazer alguma coisa. Mas eu preciso sair daqui antes."
Com informações da AFP.
Saiba Mais

Pedro Grigori
Subeditor do Correio BrazilienseTrabalhou por quatro anos com reportagens investigativas de política e meio ambiente na Agência Pública. Ganhador do Prêmio CNT de Jornalismo em 2018 e 2023, e com menções honrosas no Prêmio da OMS/ICFJ, Prêmio Caesari, Prêmio de Direitos Humanos e CNH In