GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Secretário-geral da ONU condena ataques dos Estados Unidos ao Irã

Guterres alegou que a ofensiva orquestrada por Trump é "uma perigosa escalada numa região já no limite"

António Guterres declarou que está
António Guterres declarou que está "gravemente alarmado" com os ataques dos Estados Unidos ao Irã - (crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou que está “gravemente alarmado” com os ataques dos Estados Unidos ao Irã. Nas redes sociais, ele condenou o militarismo e afirmou que “o único caminho a seguir é a diplomacia”.

“Trata-se de uma perigosa escalada numa região já no limite - e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais”, declarou Guterres sobre as ações de Donald Trump. “Há um risco crescente de que este conflito possa sair rapidamente do controle - com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo”. 

Nos comentários, internautas acusaram a ONU de inação em meio ao conflito.

"Ou haverá paz ou haverá tragédia"

Tanto Netanyahu quanto Trump se pronunciaram na noite deste sábado, após os ataques norte-americanos ao Irã.  "A América superou a si mesma", disse o israelense em comunicado oficial.

Já Trump ameaçou o Irã, afirmando que os Estados Unidos podem fazer mais ofensivas caso o país não entre em acordo de paz. “O Oriente Médio vai ter que aceitar a paz”, afirmou. "Ou haverá paz ou haverá tragédia no Irã."

Segundo a Casa Braca, a ofensiva aconteceu nas instalações de Fordow, Natanz e Esfahan. Mesmo com o ataque, o republicano necessita do Congresso para declarar guerra oficialmente ao Irã.

 

postado em 21/06/2025 23:47
x