A agência de energia atômica do Irã condenou os ataques "bárbaros" dos Estados Unidos às suas instalações nucleares no domingo (22, sábado no Brasil) e afirmou que não interromperá suas atividades de energia nuclear.
"A Organização de Energia Atômica do Irã assegura à grande nação iraniana que, apesar das conspirações malignas de seus inimigos", o Irã "não permitirá que o caminho do desenvolvimento desta indústria nacional (nuclear), que é o resultado do sangue de mártires nucleares, seja interrompido", afirmou a agência em um comunicado publicado pela mídia estatal.
Papa pede paz
Neste domingo (22/6), o papa Leão XIV se manifestou sobre o conflito. "A humanidade apela por paz" diante das "notícias alarmantes vindas do Oriente Médio".
"Cada membro da comunidade internacional tem a responsabilidade moral de pôr fim à tragédia da guerra antes que ela se torne um abismo irreparável", declarou o papa ao final de sua oração semanal do Angelus, no Vaticano.
Escalada perigosa
O presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, informou, por meio das redes sociais oficiais da Casa Branca, que o país conclui com sucesso ataque a três instalações nucleares no Irã, na noite de sábado (21/6). Imprensa iraniana confirmou que instalações nucleares de Fordow foram 'atacadas por bombardeios inimigos'.
No comunido norte-americano, Trump afirma que um ataque "bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan", foi concluído, informando ainda que todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano e que uma carga completa de bombas foi lançada na instalação principal, Fordow.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ!", continuou o presidente norte-americano no comunicado oficial.
Com informações da AFP*
Saiba Mais
-
Mundo Hamas condena ataque dos EUA: "imposição de hegemonia pela força"
-
Mundo 'Uma escolha entre dois males': jovens iranianos contra o regime estão divididos sobre conflito com Israel
-
Mundo Brasileira cai durante trilha em vulcão da Indonésia e aguarda resgate
-
Mundo Zelensky acusa Moscou de enviar corpos de soldados na troca de prisioneiros
-
Mundo Por que Inglaterra vai fazer teste de DNA em todos os recém-nascidos
-
Mundo EUA enviam terceiro porta-aviões para região próxima ao Oriente Médio
