
O Hospital HM Málaga, na Espanha, realizou uma tomografia computadorizada na estátua de Nossa Senhora de Fátima como etapa preliminar do processo de restauração. O procedimento determinará o estado de preservação e garantirá uma restauração que respeite a estrutura original. No entanto, durante o exame, os especialistas detectaram uma surpresa: uma pequena cápsula dentro da imagem, que poderia conter uma mensagem ou documento relacionado à autoria da estátua. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (16/7).
A escultura examinada é uma imagem de madeira, feita na década de 1940 pelo escultor português José Ferreira Thedim. Mesmo sendo uma réplica, a estátua é considerada de grande valor espiritual, patrimonial e artístico, e tem um selo oficial de autenticidade.
- Leia também: Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA
"Hoje, nenhuma restauração rigorosa pode ser concebida sem um diagnóstico prévio, como o oferecido por tecnologias como a tomografia computadorizada. Seu uso é uma prática comum e necessária na restauração de bens culturais, especialmente em peças de madeira de alto valor histórico. Essas técnicas permitem decisões informadas que respeitam a integridade da obra e são baseadas em dados objetivos", citou o Hospital HM Málaga.
A restauração será realizada para marcar o 75º aniversário da chegada da estátua a Málaga. "Para o nosso grupo hospitalar, é uma honra colaborar na conservação de uma imagem tão querida pelos cidadãos. Esta é uma importante contribuição para a preservação do patrimônio artístico e devocional da nossa cidade", afirmou Virginia Grando, diretora do Território Sul dos Hospitais HM.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo