ACIDENTE AÉREO

Avião militar com indígenas cai e deixa mortos na Venezuela

Cessna C-208B caiu 14 quilômetros ao leste do aeroporto que serve Puerto Ayacucho, capital do estado do Amazonas (sul da Venezuela).

Sete pessoas morreram na queda de um avião militar da Venezuela nesta quarta-feira (30), durante um voo com destino a um assentamento indígena na região amazônica, informou o Ministério da Defesa venezuelano. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Três pessoas sobreviveram, incluindo o comandante da aeronave. Entre os passageiros estavam indígenas yanomami. O Cessna C-208B caiu 14 quilômetros ao leste do aeroporto que serve Puerto Ayacucho, capital do estado do Amazonas (sul da Venezuela). 

A aeronave "realizava uma missão para transportar pessoal do povo indígena yanomami para a cidade de Parima B", no extremo leste do estado, bem próximo à fronteira com o Brasil, segundo um comunicado oficial.

Leia também: Animais marinhos encalham após terremoto e tsunami no Pacífico

"A aeronave deveria retornar com material e equipamentos" utilizados nas eleições para prefeito do último domingo. 

As autoridades abriram uma investigação sobre o acidente. O governo informou as mortes do copiloto da aeronave e de outras seis pessoas, sem identificar se todas eram yanomami. 

A aeronave pertencia ao 9º Grupo de Aviação, que se concentra em atender comunidades indígenas na região. Outra aeronave C-208B do 9º Grupo caiu em novembro de 2022 durante um voo de treinamento. Cinco policiais morreram.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas