Hoje, em sua maior ação relacionada ao Irã desde 2018, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA designou mais de 50 indivíduos e entidades que fazem parte do vasto império de transportes controlado por Mohammad Hossein Shamkhani.
Hossein - filho de Ali Shamkhani, um dos principais conselheiros políticos do Líder Supremo do Irã - aproveita a "corrupção" e "influência política" de seu pai nos mais altos níveis do regime iraniano para construir e operar uma enorme frota de petroleiros e navios porta-contêineres, afirma o departamento.
"Esta rede transporta petróleo e produtos petrolíferos do Irã e da Rússia, bem como outras cargas, para compradores ao redor do mundo, gerando dezenas de bilhões de dólares em lucro", acrescenta.
Segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, as mais de 115 sanções emitidas hoje são as maiores até agora desde que a administração de Donald Trump implementou uma campanha de máxima pressão sobre o Teerã.
Saiba Mais
-
Mundo Por que é difícil prever tamanho de ondas de tsunami como o causado por terremoto na Rússia
-
Mundo 'Violência inaceitável': como o governo Lula vê sanção dos EUA contra Moraes
-
Mundo Teste de paternidade inusitado viraliza no TikTok
-
Mundo Mulher vai na loteria sacar prêmio de R$ 55 mil e descobre que ganhou R$ 3,6 milhões
-
Mundo Vulcão entra em erupção no extremo oriente da Rússia após terremoto
-
Mundo Vídeo: Médicos seguram paciente em cirurgia durante terremoto na Rússia
