O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) divulgou um vídeo sobre o combate à imigração ilegal que surpreendeu pela abordagem: utiliza a temática e a estética do desenho Pokémon. Criada no Japão nos anos 1990, a franquia acompanha a jornada de treinadores que viajam por regiões fictícias com o objetivo de capturar criaturas chamadas “Pokémon”. A missão central é “pegar todos”, resumida no famoso slogan “Gotta catch ’em all!”. No vídeo oficial do governo norte-americano, essa lógica do desenho é transportada para retratar imigrantes como alvos de captura e deportação.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A campanha, publicada nas contas oficiais do governo na plataforma X (antigo Twitter), mostra autoridades em operações ao som da clássica música de abertura do anime em inglês. O famoso slogan da franquia, “Gotta catch ’em all!” (“Temos que pegar”), é usado de forma literal para se referir a imigrantes.
O vídeo ainda apresenta montagens que imitam as cartas de Pokémon TCG, exibindo os rostos de supostos imigrantes acompanhados de descrições de “habilidades”. A apropriação da marca, além de inusitada, gerou indignação online, sendo apontada como uma tentativa de desumanizar estrangeiros.
- Leia também: Trump diz que tarifas são resposta à "censura" no Brasil
- Leia também: O segredo por trás da gravata de Lula na ONU
- Leia também: Trump desafia a ONU e anuncia "era dourada" americana
A repercussão foi imediata: muitos usuários acreditaram, a princípio, que se tratava de uma sátira, antes de confirmarem que a produção era oficial. Até o momento, nem a Nintendo nem a The Pokémon Company se pronunciaram sobre o uso indevido da marca.
Saiba Mais
-
Mundo Errol Musk, pai de Elon Musk, é acusado de abuso por filhos e enteados
-
Mundo Inglês toca violão durante cirurgia para remover tumor cerebral
-
Mundo Trump desafia a ONU e anuncia "era dourada" americana
-
Mundo Lula fala na ONU um dia depois de nova rodada de sanções de Trump; siga
-
Mundo A mistura de política e religião no funeral de Charlie Kirk que indica futuro do movimento Maga de Trump
-
Mundo O que diz imprensa internacional sobre sanção dos EUA a mulher de Moraes: 'escalada de tensões diplomáticas'
