FRANÇA

Museu do Louvre permanece fechado após roubo de joias

Durante a fuga, os ladrões deixaram para trás a coroa da imperatriz Eugênia. O estado do artefato está sendo examinado

Pessoas fazem fila no pátio da pirâmide do Louvre momentos antes do anúncio de que o museu permanecerá fechado pelo segundo dia consecutivo, depois que ladrões roubaram joias da coroa do museu em Paris um dia antes, em Paris, em 20 de outubro de 2025       -  (crédito: JULIEN DE ROSA/AFP)
Pessoas fazem fila no pátio da pirâmide do Louvre momentos antes do anúncio de que o museu permanecerá fechado pelo segundo dia consecutivo, depois que ladrões roubaram joias da coroa do museu em Paris um dia antes, em Paris, em 20 de outubro de 2025 - (crédito: JULIEN DE ROSA/AFP)

O Museu do Louvre permanecerá fechado nesta segunda-feira (20/10), um dia após o roubo executado por quatro pessoas. Foram roubadas oito joias da coroa francesa.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

O roubo aconteceu por volta das 9h30 locais (4h30 de Brasília), quando o museu, o mais visitado do mundo, já estava aberto.

Os ladrões conseguiram "colocar um elevador de carga" na via pública, "fazer com que pessoas subissem em poucos minutos para extrair joias de valor inestimável e passar uma imagem deplorável da França", disse o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, à rádio France Inter.

Os criminosos quebraram as vitrines com uma pequena motosserra, em uma operação que durou apenas sete minutos.

Entre os objetos roubados, todos do século XIX, estão o colar do conjunto de zafiras da rainha Maria Amélia e da rainha Hortênsia, composto por oito zafiras e 631 diamantes.

Os ladrões também levaram o colar de esmeraldas de Maria Luísa, composto por 32 esmeraldas e 1.138 diamantes. A tiara da imperatriz Eugênia, por sua vez, é formada por cerca de 2 mil diamantes.

Durante a fuga, os ladrões deixaram para trás a coroa da imperatriz Eugênia. O estado do artefato está sendo examinado. "Não houve feridos, nem entre o público, nem entre os agentes. Uma investigação por roubo por uma gangue organizada e associação criminosa com o objetivo de cometer o crime foi aberta e confiada à Unidade de Repressão ao Banditismo (BRB) sob a autoridade do Ministério Público de Paris", disse o Museu.

Com informações da AFP*

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 20/10/2025 08:58
x