
A nova Lei dos Estrangeiros entrou em vigor em Portugal nesta quinta-feira (23/10). A medida endurece as regras para a entrada de imigrantes no país e pode afetar brasileiros.
Com a lei, estrangeiros não poderão mais entrar em Portugal como turistas e depois tentar regularizar a estadia, pois todos terão de solicitar visto ainda no país de origem. A Lei n.º 61/2025 foi publicada no Diário da República, equivalente ao Diário Oficial da União.
Outra mudança é que os postos consulares portugueses passarão a exigir o visto para procura de trabalho qualificado. “Pode ser concedido ao titular de competências técnicas especializadas habilitando o seu titular a entrar e permanecer em território nacional com finalidade de procura de trabalho", diz a lei.
Além disso, imigrantes que estão em Portugal só podem trazer os familiares após dois anos residindo legalmente no país. A "Lei dos Estrangeiros" estabelece os tipos de vistos, autorizações de residência, requisitos para regularização e critérios para a concessão de cidadania.
Veja outras alterações:
- Fiscalização mais intensa: brasileiros que buscam entrar como turistas para depois regularizar sua situação enfrentam maiores dificuldades, pois a nova lei dificulta a conversão de visto de turista para residência;
- Exigência de vínculo comprovado com Portugal: para solicitar residência, é preciso comprovar vínculos reais com o país, como ter um contrato de trabalho, estar matriculado em uma escola ou possuir laços familiares;
- Mudanças no processo de cidadania: o tempo mínimo para solicitar cidadania varia e agora inclui exigências de integração cultural e domínio do português.
Com informações da Agência Estado*
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Mundo
Mundo
Ciência e Saúde
Mundo
Mundo
Mundo